Currículo

Páginas: 19 (4613 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
O CURRÍCULO E SEUS ENTRAVES

Kátia Saone Santos Araújo


RESUMO


O currículo é o enfoque principal da educação. Seu caráter é socializador, onde repercutem os interesses sociais e políticos. Relacionar as mudanças ao universo escolar é sustentar a funcionalidade da escola. Ao contextualizá-lo deve se ter claro que esse instrumento é cultural e social, onde se alicerça a vida social edemocrática do país, visto que a formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação, como: A Sociedade, as políticas, a escola, o professor e o aluno.

PALAVRAS CHAVES: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO e CULTURA.


INTRODUÇÃO


A educação atual passa por inúmeros entraves. Vários aspectos são pensados e analisados em prol da qualidade de ensino, porém o que se identifica comoelemento chave nesta complexidade são as características curriculares e o seu funcionamento.

O currículo é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade a profissionalização dos docentes.

A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído eo currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes.

O currículo é o enfoque principal da educação, pois é só através dele que acontecem os processos de mudanças. O mundo está em movimento acelerado de transformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças paraque não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida da humanidade.

Professora de Educação Regular e Especial. Licenciada em Normal Superior. Aluna Especial do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia.

Com o propósito desmistificar a dicotomia entre o fazer eexecutar o currículo é que busquei suporte teórico para aprofundar meus conhecimentos nesta área tão importante da educação, visando identificar os fatores que compõe essas discussões.

Para legitimar meus questionamentos realizei estudos baseados, em Sacristan (2000), Grundy (1987), Perrenoud (2000), Rule (1973), Moreira (2003), Gadotti (2000), Vieira (2002), UNESCO (1999), Lei de Diretrizes e Basesda Educação Nacional, LDB (1996), Vasconcelos (1995), Zabala (1998), Tommasi (2003), Demo (1993) e Pimenta (2002), sendo eles agentes importantes em clarificar minhas dúvidas e anseios referentes a esse assunto.


O currículo
Ao relacionar mudanças e transformações ao contexto escolar estamos analisando os aspectos reais e criando hipóteses de solucionar ou interpretar o mundo moderno e aescola.

É nessa perspectiva que propomos uma análise da realidade escolar atual, tal como se dá o processo educacional e a relação que se deve estabelecer entre responsabilidade social e o papel da escola, pois o currículo nos níveis de educação obrigatório, pretende refletir o esquema socializador formativo e cultural que a instituição escolar tem. Sacristan (2000).

Para se ter claro o “x” daquestão é necessário esclarecer o conceito de currículo e só então relacionar seus problemas aos fatores reais e atuais da educação.
Muitos teóricos se assemelham, outros divergem quando se conceitua o currículo, porém o que se percebe é que esta discussão no âmbito pedagógico é muito recente: Normalmente atribuímos essa problemática aos comportamentos didáticos, políticos, administrativos eeconômicos, mas todos esses aspectos estão ligados entre si e todos são responsáveis por essa construção e disseminação, porém é necessário um olhar minucioso no que se refere à prática curricular e a complexidade em que ela está envolvida, pois o fazer pedagógico deve ter a excelência das mudanças e transformações sócias.

Grundy (1987) apud Sacristan (2000) analiza-o como:
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Currículo
  • CURRICULO
  • Currículo
  • Curriculo
  • curriculo
  • Curriculo
  • Curriculo
  • Curriculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!