Currículo e desenvolvimento

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
Currículo e Desenvolvimento Humano

Apresentação

Objetivamos neste trabalho a vericação das idéais propostas pela autora Elvira Souza Lima, em sua abordagem sobre currículo e desenvolvimento. Para isso, realizamos pesquisas voltadas para a conceitualização teórica dos autores Jean Piaget, L. S. Vigotski, que fundamentam os processos do desenvolvimento humano.
Com muitapropriedade, a autora aborda a proposta curricular e apresenta propostas para que o mesmo seja constituído e efetivado em todas as suas principais características e pretensão democrática em viabilizar a humanização de todos, e ser desenhado a partir do que não está acessível às pessoas. Proporcionar aos indivíduos envolvidos no processo de desenvolvimento da aprendezagem, múltiplas oportunidades, onde osmesmos possam vivenciar novas oportunidades de aprendizagem, ampliação da vida social e suas experiências cognitivas.

Currículo e desenvolvimento humano

Uma das concepções relacionada ao processo de desevolvimento humano e sua aquisição de aprendizagem, é de que tais processos são independentes. A aquisição da aprendizagem é considerada um processo puramente externo. Apenas se utilizados avanços do desenvolvimento não fornecendo impulsos para modificar o seu curso normal.
Assim considera-se que crianças em idade escolar sejam capazes de deduzir, compreender, evoluir sobre noções de mundo, interpretar a casualidade física, o domínio das formas lógicas de pensamento e o domínio da lógica abstrata sem a intervenção do aprendizado escolar. Diante disso fica claro que acriança ao ser inserida no ambiente escolar, já possui conhecimentos prévios, próprios da espécie humana. É admitido ainda que o desenvolvimento é sempre um pré-requisito para o aprendizado.
Uma outra concepção é a de que aprendizado é desenvolvimento. Baseado no conceito de reflexo, onde o desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados, isto é, o processo de aprendizadoestá completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento e o mesmo é concebido como elaboração e substituição de respostas inatas.
Quando a criança avança no aprendizado suas experiências favorecem o seu desenvolvimento intelectual e físico.

O aprendizado da criança para que seja entendido e absorvido, dependerá de vários fatores como experiências e estímulos que os façampensar e questionar os assuntos de sua aprendizagem. Tais experiências não acontecem apenas em sala de aula, podendo ocorrer em qualquer lugar desde o nascimento até a morte, sendo assim, o aprendizado é contínuo e o indivíduo evolui constantemente.

Um dos principais fatores da aprendizagem é a linguagem. Considerada um artifício facilitador da comunicação, inserida desde o nascimento. Oindividuo pode utuliza-la para formar e modelar seu pensamento, que mediante seu desenvolvimento da apredizagem, adquiri habilidades de influenciar e ser influenciado por outros conceitos ampliando cada vez mais seu conhecimento intelectual. Pode-se dizer que a comunicação e a linguagem é a base mais profunda da sociedade humana, somos seres únicos capaz de transmitir aquilo que pensamos.Independente da sua forma a linguagem além de comunicar, estabelece direitos e deveres entre os interlocutores.

Há hoje na escolas uma grande variedade lingüística em um mesmo espaço, a escola passou a receber alunos de todas as camadas, por isso, é necessário fornecer condições para todos os alunos para que dominem efetivamente a língua padrão em sua modalidade oral e escrita, sem menosprezaros padrões regionais da língua, pois a escola tem a obrigação de ensinar e não impor ao aluno o dialeto padrão, por que a língua é mais que um código e está em contínua mudança. Deste modo estaremos exercendo a democratização no ensino.

Por sua vez o papel do professor é possibilitar a aprendizagem procurando vários métodos e estímulos diferentes para atingir a formação dos alunos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Curriculo e Desenvolvimento Humano
  • curriculo e desenvolvimento humano
  • Currículo Escolar e Gestão: em prática para o desenvolvimento
  • O currículo da escola do campo numa perspectiva de desenvolvimento sustentável no município...
  • CURRICULO
  • Currículo
  • CURRICULO
  • Currículo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!