Currículo necessário a sociedade do conhecimento

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE CARNEIRO DO VALE
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ÉDILA DE MOURA SANTOS
EDVÂNIA CONCEIÇÃO BARBOSA
JAYNE SANTOS DA SILVA
JOSINETE DE SOUZA TEIXEIRA
MAIGNER RODRIGUES DOS SANTOS
VALCLEANE NASCIMENTO DA SILVA BEZERRA

TRABALHO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA: “SARAMPO”

Paulo Afonso – BA
Abril 2011

ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE CARNEIRO DOVALE
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ÉDILA DE MOURA SANTOS
EDVÂNIA CONCEIÇÃO BARBOSA
JAYNE SANTOS DA SILVA
JOSINETE DE SOUZA TEIXEIRA
MAIGNER RODRIGUES DOS SANTOS
VALCLEANE NASCIMENTO DA SILVA BEZERRA

TRABALHO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA: “SARAMPO”

Trabalho sobre "Sarampo", solicitado pela Professora Letys Amônica e apresentado ao Curso Técnico em Enfermagem, como um dospré-requisitos para avaliação na disciplina Parasitologia e Microbiologia.

Paulo Afonso – BA
Abril 2011

Assim como existe uma forma saudável de definir e viver a doença, existe um desafio constante para manter e representar positivamente o estado de saúde.

Bolander

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado a oportunidade deconsegui concluir esse trabalho e ter assimilado com muito conhecimento. A Ele que sempre nos orientou, iluminou, dando-nos força e coragem para alcançar os nossos objetivos.

Na trajetória de nossas vidas, existem sempre pessoas que deixam marcas profundas em nossas mentes e corações, queríamos agradecer a estas pessoas, que consideramos especiais, gostaria de agradecer por estarem ao nosso ladonos momentos de alegria, tristeza, vitória, cansaço e angústia.

Gostaria de agradecer aos nossos filhos, às nossas mães pela ausência e pelo incentivo que dispensam aos nossos estudos.

Agradecemos a Sra. Arlete Xavier, por ter nos passado um pouco dos seus conhecimentos sobre o universo da metodologia científica.

E, por fim, gostaríamos de agradecer à nossa professora Letys Amônica, que temmostrado preocupação, atenção e dedicação em nos ensinar os seus conhecimentos.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Muitas são as doenças infecto-contagiosas que ocorrem preferencialmente na infância e que se manifestam por lesões na pele, como pontos vermelhos. Essas doenças podem ser facilmente confundidas, mas apresentam características próprias que permitem a suadiferenciação e diagnóstico.

A maioria das doenças comuns da infância é de caráter benigno, mas merecem atenção especial por serem altamente contagiosas e por possuírem um risco potencial de complicação. Para a maior parte delas, não existe um tratamento específico, sendo a vacinação a melhor arma contra muitas dessas doenças.

Uma, das importantes doenças infecto-contagiosas da infância que semanifesta através de lesões na pele, além de outros sintomas é o sarampo, por ser potencialmente grave.

2. ESTUDO TEÓRICO: “O QUE É SARAMPO?“

O SARAMPO é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado MORBILLIVIRUS, pertencente a Família PARAMYXOVIRIDAE, que ataca principalmente crianças de até 10 anos; esporadicamente ocorrem alguns casos em adultos. Em 2010 no Brasil o país jáconfirmou 55 casos de sarampo. O estado mais afetado é a Paraíba, que concentra 45 deles, outros estados afetados são o Rio Grande do Sul e o Pará. Análises laboratoriais confirmaram que o surto de sarampo vivido em João Pessoa está sendo causado pelo vírus B3, similar ao que circula na África do Sul, e que provavelmente foi disseminado durante a Copa do Mundo. (20.10.2010).

Figura 1: SARAMPO
Site:http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110316083352&cat=saude&keys=pb-lidera-ranking-casos-sarampo-decada

3. VIRUS DO SARAMPO

-Grupo: Grupo V ((-)ssRNA) [ou ARNcs(-)]
-Ordem: Mononegavirales
-Família: Paramyxoviridae
-Gênero: Morbillivirus
-Espécie: Vírus do sarampo.

Figura 2: VÍRUS 1
Site: http://www.blogdofurao.com/blog/?p=9085



Figura 3: VÍRUS 2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Currículo na Sociedade do Conhecimento
  • Currículo e Sociedade
  • Auditoria e sociedade: o diálogo necessário
  • Quais os conhecimentos necessários para as equipes do cras?
  • SOCIEDADE E CONHECIMENTO
  • Sociedade do conhecimento
  • A sociedade do conhecimento
  • SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!