Currículo Escolar

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014










A Relação Escola/Sociedade como Eixo Estruturador do Currículo
Gustavo Domingues Sousa








Acaraú - CE
18 de agosto de 2014
A Relação Escola/Sociedade como Eixo Estruturador do Currículo
A autora, Nereide Saviani, aborda como tema principal no capítulo 2 do livro Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processopedagógico, a questão da relação existente entre a escola e a sociedade como um eixo estruturador do conteúdo curricular, onde neste enfoque ela toma como base algumas concepções de educação popular, assim como, da pedagogia histórico-crítica e também da pedagogia socialista.
Logo, é feita uma relação do aluno com o cotidiano na sala de aula, onde Saviani busca em algumas obras de outras autoras (como:Regina Brochniak – 1992; Ivani C. A. Fazenda – 1992; Ana Maria Saul – 1988; Terezinha M. Nelli Silva - 1988) uma visão sobre o tema e tendo como referência pedagógica a educação popular. Nessa visão, as obras em comum apresenta uma concepção de educação como conscientização. Assim, as autoras defendem a construção de um currículo dentro da sala de aula, num processo constante de descoberta, onde osprofessores e os alunos são pesquisadores, segundo os princípios da interdisciplinaridade.
Daí então, a autora comenta sobre uma perspectiva crítica de ensino e currículo, onde acredita que os mesmos concebe a produção do conhecimento como um ato de criar e recriar coletivo. Entende-se, assim como Paulo Freire, que o conhecimento compreende os seguintes ciclos: o de cultivo do conhecimento novo;e de conhecimento ou percepção do conhecimento já existente.
Fazenda (1992) destaca a interdisciplinaridade, como acima de tudo, um processo de colaboração, sintonia, mutualidade, conversação, que caracterizam a conexão não apenas das disciplinas, mas de todos os envolvidos no processo educativo.
Outro enfoque do capítulo sobre a temática abordada é o assunto da socialização do saberelaborado, este traz como citações algumas obras de José Carlos Libâneo (1990) e Tereza Roserley Neubaer da Silva (1988), onde o tratamento da questão do currículo escolar baseia-se na Pedagogia crítico-social dos conteúdos, tendência que é voltada para a valorização do conteúdo do ensino.
Desde então, entendem que a valorização dos conteúdos escolares implica no aperfeiçoamento da prática pedagógica,ou seja, o domínio dos conhecimentos e dos procedimentos adequados para garantir sua transmissão-assimilação, passando por critérios de organização do currículo (como: seleção, sequenciação e dosagem dos conhecimentos e capacidades de cada disciplina).
Terezinha R. N. da Silva (1988) diz que: cabe à escola “ocupar seu espaço de autonomia relativa, cumprindo a função de transmitir conhecimentos eexercendo um papel ativo na construção da realidade social”.
Assim, o currículo nessa perspectiva, não se restringe a metodologias e técnicas, nem se confunde com programas. Mas também, ele não se refere a toda e qualquer atividade que ocorre dentro da escola; diz respeito tão somente à tarefa que é característica da escola: o ensino. Compreende, então, as atividades que se destinam a viabilizaro melhor domínio possível dos conteúdos das várias matérias.
Terezinha R. N. da Silva (1988) fala que a pedagogia crítico-social dos conteúdos considera importante à existência de um “currículo comum básico entendido como um conjunto sistematizado de conhecimentos propostos para subsidiar o trabalho das escolas e professores de um determinado sistema escolar”.
Saviani explica sobre a reflexãodas dificuldades de preparo e de escolha dos conteúdos de ensino, onde segundo as requisições de formação do homem contemporâneo é a predominante de um conjunto de obras, dentre as selecionadas para o estudo, das quais Nereide destaca os seguintes autores: M. A. Danilov e M. N. Skatkin (1978); V. V. Davydov (1981); N. Talíniza (1984); L. Klingberg (1972); Instituto Central de Ciências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • curriculo escolar
  • curriculo escolar
  • o curriculo escolar
  • curriculo escolar
  • Curriculo Escolar
  • curriculo escolar
  • CURRICULO ESCOLAR
  • Curriculo escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!