Currículo, contextualização e complexidade: espaço de interlocução de diferentes saberes1

Páginas: 21 (5146 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
CURRÍCULO, CONTEXTUALIZAÇÃO E COMPLEXIDADE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO DE DIFERENTES SABERES1 Ana Célia Silva Menezes2 Lucineide Martins Araujo3 RESUMO Este artigo propõe algumas reflexões sobre o currículo enquanto espaço e elemento político-pedagógico. Discute a concepção curricular a partir dos princípios da contextualização, da complexidade e da multirreferencialidade. Aprofunda ainda questõesligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à discussão ou implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir do contexto do Semi-Árido brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Sociedade, Contextualização, Complexidade e multi-referencialidade. ABSTRACT This article proposes some reflections about the curriculum referring topolitcal-pedagogical elements, understanding it on a more political than pedagogical level. It discusses the concept of the curriculum including the principals of contextualization, complexity and multi referentials. It emphasizes the questions which are related between education and society and political dicussions or implementations of the curriculum in the perspective within the context of the Brazilian semiaridregion. Key words: Education, Society, Contextualization, Complexity and Multi referentials. As discussões sobre currículo vêm assumindo importância e ocupando cada vez mais, espaço no campo das pesquisas em educação, neste país. Associada a esta centralidade, identificamos uma multiplicidade cada vez mais crescente de referências teóricas para o campo curricular. Entendemos que a discussão nocampo curricular exige uma compreensão dialética e plural, fundamentada no princípio da complexidade e multirreferencialidade. Este entendimento nos remete a uma questão inicial que buscaremos aprofundar ao longo deste artigo: qual nossa concepção de currículo? Buscando um entendimento conceitual em torno do currículo
1 Artigo apresentado pelas autoras ao curso de Pós-graduação – Ensino Superior eDocência no Contexto do SemiÁrido, promovido pela Universidade Estadual da Bahia, através do Departamento de Educação - Campus VII, Senhor do Bonfim – BA, sob a orientação do Professor Edmerson dos Santos Reis, Mestre em Educação e Doutorando pela Universidade Federal da Bahia - UFBA . 2 Educadora, Pedagoga, Especialista em Educação Sexual, pós-graduanda em Ensino Superior e Docência no Contextodo Semi-Árido, membro da equipe pedagógica do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA. 3 Educadora, Pedagoga, pós-graduanda em Ensino Superior e Docência no Contexto do Semi-Árido, membro da equipe pedagógica do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada- IRPAA e da Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro- RESAB.

É importante ressaltarque em qualquer conceituação de currículo, este sempre está comprometido com algum tipo de poder, pois não existe neutralidade no currículo, ele é o veículo de ideologia, da filosofia e da intencionalidade educacional. Para Sacristán (2000)
O currículo é uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias das crianças e dosjovens, que tampouco se esgota na parte explicita do projeto de socialização cultural nas escolas. É uma prática, expressão, da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que reagrupa em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos de ensino. O currículo éuma prática na qual se estabelece diálogo, por assim dizer, entre agentes sociais, elementos técnicos, alunos que reagem frente a ele, professores que o modelam. (p.15-16)

É justamente na construção ou na elaboração dos modelos e das propostas curriculares, que se define que tipo de sociedade e de cidadão se quer construir, o que a escola faz para quem faz ou deixa de fazer. É também na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • espacos da complexidade
  • O CURRÍCULO E A PERSPECTIVA DA CONTEXTUALIZAÇÃO
  • O pedagogo em diferentes espaços sociais
  • Espaço interativo entre currículo e eja
  • Diferentes espaços sociais
  • O pedagogo em diferentes espaços
  • Pedagogo em diferentes espaços sociais
  • Opedadogo nos diferentes espaços sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!