Curiosidades sobre Eutan sia

3782 palavras 16 páginas
Curiosidades sobre Eutanásia

Este artigo é bem interessante para falarmos na apresentação: A morte voluntária de uma paciente com câncer cerebral no último final de semana trouxe à tona novamente a polêmica. ( Veja abaixo todo artigo)

LEIA: CONHECENDO A LEI DA EUTANÁSIA NO BRASIL
(Artigo 121 do Código Penal, Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940).

Podemos buscar alguns outros exemplos na internet .

ARTIGO PARA DISCUSÃO:
ZH Explica
Saiba onde a eutanásia é permitida e como o tema é tratado no Brasil
A morte voluntária de uma paciente com câncer cerebral no último final de semana trouxe à tona novamente a polêmica
03/11/2014 | 20h01

Foto: Arte / Zero Hora
O suicídio assistido da norte-americana Brittany Maynard, de 29 anos, diagnosticada com câncer terminal, trouxe à tona novamente a discussão sobre a eutanásia.
Recém casada, Brittany descobriu que só lhe restavam seis meses de vida. Então, decidiu "morrer com dignidade", como ela costumava dizer. Nesse tempo, além de viajar com seu marido e amigos, ela fundou o The Brittany Maynard Fund, uma organização que tem como objetivo receber fundos e lutar para que a eutanásia seja legalizada nos Estados Unidos. No dia 1º de novembro, como havia planejado, Brittany morreu.
A história colocou em pauta mais uma vez a polêmica entre os defensores da liberdade de decisão — e de uma morte com dignidade — e quem acredita que a liberação da prática possa levar a decisões precipitadas e uma matança indiscriminada.
Afinal, o que é eutanásia?
A palavra eutanásia significa “boa morte” ou “morte piedosa”. A ideia é antecipar a morte de um paciente em caso irreversível ou terminal frente a um pedido dele ou de seus familiares para que a pessoa possa morrer dignamente e não permaneça sofrendo com a dor.
As exigências para a permissão da eutanásia variam de país para país, mas a maioria das legislações exigem, além da confirmação do status irreversível da doença, um documento assinado voluntariamente pelo paciente, prova

Relacionados

  • Pena de morte e eutanasia
    1749 palavras | 7 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas