Curiosidades sobre energia eólica

Páginas: 10 (2275 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. Produção nacional. O Brasil possui apenas quatro fabricantes de sistemas de energia eólica. São eles:
- Wobben Wind Power ; A Wobben Windpower Indústria e Comércio Ltda. é a primeira fabricante de aerogeradores (turbinas eólicas) de grande porte da América do Sul.
- Wind Power Energia  (Impsa);
- Tecsis 
- S.A.W.E. 
2. Em expansão. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE),atualmente o Brasil produz cerca de 1.000 megawatts de energia eólica. Mas, segundo expectativas de especialistas e do governo, essa capacidade pode saltar para 7.000 megawatts até 2014.

3. Potencial. O Brasil é um dos países com maior potencial eólico do mundo, com o Nordeste no topo da lista. Resultado: os ventos por aqui são capazes de gerar 140 gigawatts, algo entre 10 usinas de Itaipu.4. Primeiro passo. Para instalar um sistema de energia eólica é preciso verificar se a região onde a empresa está instalada é abastecida por ventos. Há um mapa eólico do Brasil que pode ajudar nessa etapa. 

5. Segundo passo. Mesmo depois da indicação positiva do atlas eólico, é preciso avaliar o potencial de ventos do local durante um ano. Isso ajuda a saber quanto de energia será gerado e se realmentevale a pena a instalação do sistema. Um projeto atrativo deve apresentar velocidade media de vento superior a 7 m/s.

6. Local ideal. Para especialistas, as características geográficas mais recomendadas a um sistema eólico de energia são topografia plana ou suavemente ondulada e vegetação rasteira de até 1 m de altura.

7. Quanto custa. Segundo a fabricante Wobben, subsidiária brasileira daEnercon, o custo médio para instalar uma torre com todos os equipamentos, realizar a medição, armazenar os dados e certificar o projeto é de cerca de R$ 1 milhão.

8. Incentivos. O BNDES tem aumentado o incentivo a empresas brasileiras interessadas em projetos de energia eólica. Em 2011, por exemplo, foram liberados cerca de R$ 1,6 bilhão, o dobro do registrado em 2010. Sem contar que a aprovaçãode projetos pelo Banco, tem aumentado constantemente.

Atualmente os governos vêm investindo  mais em fontes de energia, pois quem dá ênfase apenas para uma fonte pode sofrer com o desabastecimento, ou também com sérias crises. Investir em tecnologias pode ajudar no processo de energias alternativas, mudando o consumo. Os governos visam diminuir a poluição ambiental, tanto que estão investindo nareciclagem, que gastam menos energia que novos produtos, além de desacelerar o efeito estufa.
A energia eólica hoje vem sendo uma das mais investidas, pois é considerada limpa e agride muito menos o meio ambiente, porém é necessário que os países invistam muito. Essa energia é muito utilizada principalmente na Alemanha, Estados Unidos e Espanha, lugares que investem em altos custos, já que aenergia eólica é mais cara do que a obtida pelo petróleo.
Segundo o centro de energia eólica do Brasil, há cerca de mais de 30 mil turbinas, sendo 16 usinas brasileiras, além de outras em produção no país. O crescimento daqui alguns anos vai ser bem significativo, um aumento considerado mínimo, mas que com certeza irá fazer diferença.
Felizmente o mundo está investindo em energia renovável, porémnem todas são limpas, os governos devem tentar ao máximo possível evitar o efeito estufa, e começando pela energia é uma boa alternativa, afinal outros recursos vão se esgotar, e o mundo que não quer que haja um apagão.
A energia deve ser renovável, que a natureza possa repor, que preferencialmente seja limpa, evitando a poluição, como é o caso da lenha, uma fumaça prejudicial ao meio ambiente,além de fazer mal á saúde.

A energia eólica é considerada natural, ela é captada através dos ventos, de mudanças de temperaturas. A energia também é considerada uma energia renovável e limpa. Ela funciona porque o vento gira a hélice, que vai estar conectada á um gerador, que tem como objetivo produzir eletricidade. De forma prática  e sem poluir o meio ambiente.
Porém essa energia custa mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre energia eolica
  • Perguntas sobre energia eólica
  • Trabalho sobre Energia Eólica
  • Trabalho sobre energia eólica
  • Trabalho sobre energia eólica
  • Projeto sobre Energia Eólica
  • Trabalho sobre energia eólica
  • Trabalho sobre energia eólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!