curiosidade do hinduísmo

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
O hinduísmo possui cerca de 3.500 anos de história e surgiu com os primeiros textos sagradas, os Vedas. Muitos pesquisadores acreditam que suas origens sejam ainda mais antigas, remotando àpré-história.
O conteúdo dos Vedas é composta em quatro volumes escritos em versos. Os primeiros registros em papel surgiram por volta do século 2 a. C, mas antes disso eram transmitidos oralmente.
Ohinduísmo é comumente chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, expressão que quer dizer “a eterna dharma” “a eternal lei”.


* Muitas maes afogam seus filhos recém-nascidos, como sacrifício aosdeuses;
* Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos em todo o mundo, com um panteão de 33 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas.;
* Todo gado existente na India,alimentaria sua população por cinco anos, entretanto, a fome é devastadora no país por causa da idolatria. Religião que engloba a maioria da população indiana, o hinduísmo não possui fundador, nem credofixo, suas raízes do hinduísmo datam historicamente do século II a.C. O hinduísmo e visto como a continuação histórica do bramanismo por conter suas origens doutrinárias nos textos sagrados dosbrahmanes – O Livro dos Vedas, que consiste em quatro coletâneas.



Embora existam muitas formas de culto e idéias no hinduísmo moderno a maioria das seitas existentes conservam característicascomuns: aceitação dos textos sagrados, principalmente o Livro dos Vedas. submissão ao sistema de castas. proteção da vaca como animal sagrado. culto a imagens. crença na lei do carma. O sistema de castasfoi herdado do bramanismo, as castas são divididas hierarquicamente e são hereditárias. São quatro as principais castas as dos sacerdotes (brahmanes); guerreiros; agricultores, comerciantes e artesãose a dos servo; mas na medida em que a sociedade indiana foi se desenvolvendo, as pessoas foram sendo divididas em novas castas, no inicio do século XX havia em torno de 3 mil castas. Para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hinduísmo
  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!