Curiosadades Sobre L Nin

568 palavras 3 páginas
Frases de Lênin "A verdade é sempre revolucionária. " "A revolução começa em casa. " "O marxismo é onipotente porque é verdade. " "O imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das propriedades fundamentais do capitalismo." "Não há prática revolucionária sem teoria revolucionária e vice-versa".

1) Uma múmia na Praça Vermelha. Após sua morte, em 21 de janeiro de 1924, o corpo de Lênin foi embalsamado e pode ser visto em um mausoléu, uma das principais atrações que disputam atenção na Praça Vermelha, em Moscou. Atrás dos muros do Kremlin, à esquerda do Museu Histórico do Estado e à direita da Catedral de São Basílico, jaz o corpo do líder político, cujo estranho aspecto de boneco de cera provoca curiosidade de turistas do mundo todo, tendo longas filas de espera, sem possibilidade de tirar foto, ao redor da praça mais conhecida da capital russa. O culto da imagem de Lênin também atrai saudosistas do governo soviético; ao redor do mausoléu, diversas figuras de alto escalão do período foram enterradas.
[Vladimir Uliánov aderiu ao pseudônimo de "Lênin" em homenagem a rio]
2) Cidade como tributo. Cinco dias depois da morte de Lênin, a cidade de Petrogrado mudou de nome para Leningrado. A homenagem durou até o desmantelamento da URSS, em 1991. Então, o município voltou a ter o nome de fundação: São Petersburgo.
3) Made in Siberia. No final dos anos 1890, o líder soviético ficou exilado durante três anos na Sibéria. No período de clandestinidade, Vladimir Uliánov assumiu diversos codinomes e pseudônimos até firmar-se como “Lênin”. Diz-se que a inspiração veio do rio Lena, um dos três maiores afluentes que sai da Sibéria e corta grande porção do território russo, sendo o décimo mais largo do mundo.
4) Posicionamento político. Em 1887, seu irmão mais velho, Aleksandr, tentou organizar um atentado junto a um grupo de estudantes contra o czar Alexandre III. No entanto, o governo czarista descobriu o plano e Aleksandr foi condenado à morte, aos 23

Relacionados