curiander

2945 palavras 12 páginas
1. Diferencie processos de soldagem por pressão e processos desoldagem por fusão e cite exemplos de cada um.

- Por fusão: onde a união é realizada principalmente por aplicação de energia externa, normalmente é realizada sem emprego de pressão externa. Exemplos: Eletrodo Revestido, MIG/MAG, TIG, Arco Submerso etc.

- No estado sólido (por pressão): onde a união é realizadapredominantemente por aplicação de pressão,normalmente é realizada na “zona plástica” sem emprego de calor externo. Exemplos: Fricção, Ultrassom, Forjamento, Explosão, indução,difução etc.

Por fusão: onde a união é realizada principalmente por aplicação de energia externa, normalmente é realizada sem emprego de pressão externa. Os processos pertencentes a este grupo não requerem a aplicação de pressão para realização da solda, de maneira que a união é feita principalmente por fusão. Ex: Arco voltaico, chama, aluminotérmica, bombardeamento eletrônico, laser.

Por pressão: onde a união é realizada predominantemente por aplicação de pressão, normalmente é realizada na “ zona plástica” sem emprego de calor externo. Os processos enquadrados neste grupo, valem da dispersão ou ruptura dos filmes existentes sobre as superfícies, realizando a união basicamente sob pressão. Ex: Forjamento, fricção, explosão, ultrasom, indução, indução, difusão, pressão a quente.

2. Liste e ilustre os tipos de junta e chanfros utilizados na soldagem.

CHANFROS

3. Quanto às características estáticas de fontes de soldagem. Qual curva característica é utilizada em processos manuais e por quê?

Como pode-se observar acima, a inclinação da curva característica varia ao longo da curva, sendo acentuada na região de operação. Isso faz com que seja possível alterar o comprimento do arco sem grande alteração na corrente, possibilitando a utilização desse tipo de fonte em processos manuais como SMAW, GMAW e PAW, onde o operador pode variar o comprimento do arco sem perder consideravelmente

Relacionados