Curativos

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013
INTRODUÇÃO


No Brasil o número de indivíduos acometidos pela a integridade da pele prejudicada encontra-se elevado, tornando assim um grave problema de saúde publica. Entretanto apesar da real ocorrência, são escassos os registros dos casos, ou seja, não existe uma comprovação de tratamentos adequados uma vez que o acompanhamento dos casos é dificultado pela falta de notificação. Existemvários tipos de lesões ocasionadas pelos mais variados motivos e que acometem a qualidade de vida, bem como aumenta o risco de infecções.
A sala onde são realizados os curativos deve possuir um aparato adequado, de forma que os serviços prestados sejam seguros, resolutivos e de boa qualidade. Sabe-se que apesar da importância das ações de biossegurança para os trabalhadores de saúde, bem como parausuários, muitas vezes essas não são respeitadas em sua totalidade, devido a fatores diversos, sejam esses relacionados ao processo de gestão, operacional ou do próprio profissional.

































DEFINIÇÕES
Curativo: é um procedimento utilizado para a limpeza, proteção e tratamento das lesões.
O curativo consiste no cuidado dispensado a umaregião do corpo com presença de uma ruptura da integridade de um tecido corpóreo.
Jeter e Tintle (1991), destacam na historia a riqueza em procedimentos e materiais pungentes, coloridos e ritualísticos, usados no cuidado com as lesões. Alguns exemplos de elementos usados em curativos ao longo da historia são: teias de aranha, fezes, hidroterapias e outros tantos.
Nas três últimas décadas osinvestimentos na área de curativos aumentaram. As coberturas de feridas evoluíram dos curativos passivos (gazes, compressas), para curativos ativos (interativos, bioativos), alterando o tratamento de feridas.

O objetivo da cura da ferida implica em recuperar a continuidade entre as bordas da ferida e restabelecer a função do tecido, implicando em complexos processos de regeneração ereparação.

• O CURATIVO IDEAL
O melhor curativo é aquele que imita a pele e mantém um ambiente úmido a fim de favorecer a migração celular.
Turner (1982) expressa alguns critérios do curativo ideal:
- manter alta umidade no espaço entre ferida/ curativo
- remover o excesso de exsudato e componente tóxico
- permitir trocas gasosas
- promover isolamento térmico
-dispor de proteção contra infecção secundaria
- estar livre de partículas e contaminantes tóxicos
- permitir sua renovação sem trauma na troca
- dispor de vários tamanhos
- proporcionar conforto ao cliente

• TIPOS DE CURATIVOS
1ª Classificação:

• Passivos: são utilizados produtos que protegem e cobrem as feridas, como: algodão, gazes, gazesmedicadas, esparadrapos, micropore, fitas cirúrgicas.
• Interativos ou hidroativos: são utilizados materiais projetados para manter um microambiente ótimo para cura da ferida, como: películas polimerizadas, espumas polimerizadas, polímeros fibrosos e de partículas, hidrogéis, hidrocolóides.
• Bioativos: são curativos que resgatarão ou estimularão a liberação de substancias ativas durante o processode cura, como: alginato de cálcio, polissacarídeos, hidrogéis, hidrocolóides.


2ª Classificação:

• Simples ou aberto: consiste na limpeza das lesões com anti-sépticos e aplica-se medicação sem cobrir o local da lesão. Ex.: escoriações.
• Oclusivo: o ferimento não fica exposto. Pode ser:

- Seco: uma camada de gaze e prender com atadura ou esparadrapo.
- Úmido: aplica-se soluçãoanti-séptica para remover as bactérias, as células descamadas, crostas e exsudato inflamatório e o ferimento é protegido com gaze umedecida.
- Compressivo: colocada compressa para interferir na hemostasia sanguínea.
- Contensivo: aquele que se utilizam recursos para manter aproximação das Bordas da ferida. Através de esparadrapos em forma de margarida e X, aderidos às espátulas e outros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • curativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!