Curativo

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 História do curativo


Desde a antiguidade já se reconhecia a importância de proteger a ferida e evitar que se complicasse e repercutisse em danos locais ou gerais para o
paciente
Os registros mais antigos falam sobre manuscritos egípcios que datam de 3000-2500 a.C., e neles são mencionados curativosà base de mel, graxa, fios de linho e diversos tipos de excrementos, que faziam parte dos princípios da farmacopéia egípcia.
Hipócrates, que lançou as bases da medicina científica, recomendava que as feridas fossem mantidas limpas e secas, e preconizava sua limpeza com água morna, vinho e vinagre.
A partir do século XIX, durante a Guerra da Criméia, foram criado vários tipos decurativos, à base de fibras e linho, que, sendo reutilizadas várias vezes se tornavam gradativamente mais macias, mas eram pouco absorventes.
Entre o final de 1840 e a Segunda Guerra Mundial, o foco para o tratamento de feridas e cicatrização foi a utilização de anti-sépticos e agentes tópicos com a ação antimicrobiana e a proteção com coberturas secas, como conseqüência às descobertas de Pasteursobre a “Teoria dos Germes”.
Até o final da Segunda Guerra Mundial os recursos utilizados como curativos baseavam-se na crença de que o ambiente seco proporcionava melhores condições de cicatrização.
Em 1945 Bloom relata pela primeira vez a utilização de um filme transparente, permeável ao vapor, em 55 pacientes com queimaduras e descreve seu efeito benéfico no processo decicatrização.
Em 1962, quando Winter e Roove demonstraram que a taxa de epitelização era 50% mais rápida em um ambiente úmido e que a formação de crostas era minimizada, houve um grande interesse pelo desenvolvimento de pesquisas, produção e comercialização desse tipo de recurso, o que gerou uma verdadeira “revolução no conceito de curativos”, nessa época gerou-se o principio da feridalimpa e úmida, a aproximação das bordas através da sutura, controle de infecção.
A partir de 1980 foram abertos estudos em larga escala nos Estados Unidos e em vários países da Europa visando aperfeiçoar as técnicas de realização de curativos, logo foram lançados as coberturas de Hidrocolóides que somente chegaram ao Brasil em 1990 por conta de seu custoCURATIVO

Curativo é o tratamento de qualquer tipo de lesão da pele ou mucosa, sua propriedade esta ligada as condições da lesão classificados por: Aberto, Oclusivo, Compressivo, Com irrigação e Com drenagem. Existem hoje no mercado vários tipos de curativos com formas e propriedades diferentes porem todas ligadas a uma só finalidade que e de prevenir acontaminação, facilitar a cicatrização, proteger a ferida, facilitar a drenagem e aliviar a dor proporcionando um pouco de conforto ao paciente em seu estado. Os curativos são classificados de acordo com suas características e propriedades sendo os mais usados como alginatos, carvão ativado, hidrócoloide hidrogel, filmes, a papaína, os ácidos graxos (AGE) e os antissépticos. Os quais serão citadosseparadamente de acordo com sua propriedade e finalidades.

Alginatos
O alginato é um derivado da parede celular de certas algas marinhas (algas castanhas ou marrons) encontradas em algumas costas marítimas do planeta . Portanto essas algas são a matéria prima para a produção dos alginatos e sua transformação em ácido algínico.Os alginatos estão entre os curativos de escolha para as feridas que produzemexsudato moderado ou abundante. A conhecida ação hemostática dos alginatos também torna sua indicação relevante para as feridas com leito sangrativo ou após os desbridamentos.A grande capacidade absortiva do alginato asssociada ao seu formato maleável e de fácil manipulação, podendo ser adaptado às mais diferentes topografias e conformações anatômicas, torna seu uso nas feridas cavitárias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos
  • Curativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!