cura

Páginas: 4 (881 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
NACIONALISMO
1. Preferência pelo que é próprio a nação à qual pertence.
2. Movimento social de indivíduos que tomam consciência de formar uma comunidade em virtude dos elos étnicos,lingüísticos, culturais, etc. que os unem.
3. Teoria política que afirma a predominância do interesse nacional em relação aos interesses das classes e dos grupos que constituem a nação, ou ainda em relação àsoutras nações da comunidade internacional.

PATRIOTISMO
1. Amor à pátria.
2. Orgulho nacional; ufanismo.
Analisando estes dois termos e seus significados já podemos vislumbrar suas diferenças.Analisemos primeiro o termo “Patriotismo”, ele traz em si, a idéia de amor à pátria, orgulho nacional, ufanismo, que podemos entender como um sentimento de admiração e amor em relação a sua pátria e tudoaquilo que a simboliza. Portanto todo sujeito que possui esses atributos pode ser chamado de patriota. De uma forma geral, a maioria dos integrantes de uma determinada sociedade constituída possui essesentimento. Podemos usar como exemplo, a alegria de poder ver nossos compatriotas vencendo torneios esportivos internacionais, sentimos como se estivéssemos junto ali no pódio, sentimos uma imensasatisfação nesse momento, uma emoção que explode no peito, um orgulho de ver nosso símbolo máximo tremulando nas mãos de nosso conterrâneo vencedor, de certa forma sentimos que partilhamos junto essavitória, e também sentimos a derrota quando se apresenta em seu lugar, choramos e nos entristecemos, fazemos parte disso. No entanto podemos observar que de um modo geral, muitos dos indivíduos que seemocionam torcendo por seus ídolos no panorama esportivo, ao voltar a sua vida cotidiana, se esquecem totalmente de seu compromisso com a pátria, de seus deveres como cidadão e alguns muitas vezeschegam a criticar seu país e seu povo, desvalorizando o que é seu e atribuindo valores excessivos ao que é estrangeiro.
Dessa forma entendemos que ser patriota não é somente ter sentimentos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cura
  • cura
  • cura
  • Cura
  • Curas
  • a cura
  • A cura
  • A cura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!