Cunicultura - criação de coelhos

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Criação de Coelhos de Corte


A criação de coelhos, que visa valores econômicos, é chamada de Cunicultura. A cunicultura é o ramo da zootecnia que trata da criação racional e econômica do coelhodoméstico, ela pode ser direcionada para a produção de carne, pelos ou peles.
É uma atividade economicamente atraente, pois além do coelho possuir um ciclo de produção rápido, podendo ser abatido com70 dias de idade, também obtém - se renda com os subprodutos (as patas, cauda, vísceras e o cérebro) e com os co-produtos (a pele, o couro, a lã e a urina “utilizada na produção de perfumes”). Outromotivo para incentivar a criação de coelhos é que o investimento inicial é bastante reduzido. Ela também é uma boa maneira de diminuir a fome do país, melhorar as condições sociais, pois qualquer umpode criar coelhos, afinal, eles não são muito exigentes em sua alimentação, você só precisa de uma gaiola ou um galpão, um local arejado e distante de barulho e um casal de coelhos.
Na reprodução,os coelhos aos 3 meses de idade atingem a puberdade e com 70 a 75 dias de idade, podem ser abatidos. Apresentam um curto período de gestação, aproximadamente 30 dias. Vivem em média 5 a 6 anos.Reproduzem-se durante todo o ano, porém há uma redução de fertilidade em março a maio, porque é a época de troca de pêlo.
Os coelhos podem ser criados em galpões que devem possuir 6x12 metros de largura,o pé direito deve ter 3 metros de altura e 160 metros de comprimento. As melhores telhas para o galpão são as de barro, pois não precisa de pinturas, e as paredes devem ter 50 cm de altura. Elesdevem ser construídos em locais isolados, de fácil acesso, arejado, seco e com uma boa ventilação. Também podem ser criados em gaiolas, pois evitam brigas entre eles e torna a criação mais lucrativa. Asgaiolas podem ser de madeira, arame ou cimento.
O coelho se alimenta de variados tipos de plantas e tubérculos, como por exemplo, a alfafa, o brêdo, o couve, as ervas daninhas, fenos de leguminosas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criação de coelhos
  • Criação de coelhos
  • plano de negocio criação de coelho
  • Como Montar uma criação de coelho
  • Cunicultura
  • Cunicultura
  • cunicultura
  • Cunicultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!