Culturas e línguas indígenas do brasil

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
Culturas e Línguas Indígenas do Brasil

Darcy Ribeiro analisa em seu trabalho o comportamento dos grupos indígenas entre os anos de 1900 e 1957, comparando a situação desses grupos em 1900 comparando-a com sua situação em 1957.
Em 1900, ele classificava os indígenas em quatro grupos: as isoladas que as de contato, as de contato permanente e as tribos integradas.
As tribos isoladas tiravamda região em que viviam e do seu próprio trabalho, tudo o que necessitavam, e mantinham plena a sua autonomia cultural.
Os grupos de contato intermitente conservavam certa autonomia cultural mas adquiriram necessidades que só através de relações econômicas com os civilizados podiam satisfazer.
Os de contato permanente perderam grande parte da autonomia cultural mantinham dependência dosprodutos da civilização. Muitos já exprimiam-se em português. A partir do momento que começaram a participar de nossa economia mercantil, desorganizou-se o seu sistema de subsistência, quebrando-se os antigos núcleos de cooperação e aumentando cada vez mais a sua dependência.
Os grupos integrados são aqueles que conseguiram passar pelas etapas acima descritas e sobreviverem, sendo absorvidos,posteriormente como reserva de mão-de-obra ou de produtores especializados de certos artigos para comércio. Dos grupos analisados, este é o que sobrevive em maior nível de miséria e precárias condições de vida. Não há mais a possibilidade da reconstrução da cultura, não se tem mais sua língua original. Percorreram todo o caminho da aculturação, porém, ainda desenvolviam certos rituais que consideravampertencer aos seus antepassados.
Em 1900, das 100 tribos isoladas, apenas 134 se encontravam em contato permanente apenas 13 encontravam-se em convívio permanente.
Para as frentes agrícolas, os índios são vistos apenas como mais um, obstáculo. Essas frentes agrícolas entram em confronto com os índios para se alojarem e estender as suas lavouras.
Em 1957, além das quatro divisões ora citadas,surgiu mais uma: a dos grupos extintos.
Segundo o autor, de 1900 a 1957 houve uma porcentagem de populações extintas muito baixa em regiões inexploradas ou marginais, enquanto que em áreas pastoris e extrativas as quantidade de tribos extintas aumenta consideravelmente.
Um dos principais fatores para o aumento das mortes são as epidemias.
No momento da passagem da condição de isolamento paraa condição de contato intermitente, a população indígena tende a reduzir-se. Entretanto, num segundo momento, apresentam uma tendência de refazer ao menos uma parte de seu contingente populacional, podendo até mesmo superá-lo, desde que se atenuem os principais fatores de depopulação atuantes sobre os grupos integrados.
A etapa final de integração não corresponde à integração dos grupos àsociedade nacional, mas sim uma acomodação, conservando determinados atributos culturais tribais com uma participação cada vez mais crescente na vida econômica da sociedade nacional.
Mesmo antes de estabelecerem o contato direto, os grupos tribais são atingidos pela civilização.
Até mesmo a catação da borracha, da castanha ou a extração de outros produtos naturais podem condenar ao extermínio astribos.
Os principais fatores de extinção do nas primeiras etapas são os conflitos com os civilizados, e as epidemias de gripe, sarampo, coqueluche, entre outras, sobre as tribos indígenas.
Os Tupi foram mais vulneráveis às convulsões. Isso explica-se pela menor distância cultural, facilitando, assim, a comunicação, e, consequentemente, intensificando os contatos, fazendo acumularem-se aspressões dissociativas geradas em cada etapa de integração. Essas pressões são as principais responsáveis pelo desaparecimento do grupo indígena.
A intervenção do S.P.I. junto aos grupos indígenas cria condições especiais de interação, atrasando, em muitos casos, sua sucessão natural e assegurando mais tempo e liberdade para as tribos se acomodarem à essas compulsões. Na data em que o texto foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Convívio e contaminação culturas e línguas indígenas do brasil
  • Línguas indígenas do brasil
  • Línguas indígenas do brasil
  • Povos e Línguas indígenas do Brasil
  • A cultura indígena no Brasil
  • Cultura indigena no brasil
  • Cultura Indígena no Brasil
  • Cultura Indigena A influência no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!