culturareligiosa

312 palavras 2 páginas
Questão 4:
É justamente no ponto que a cultura fracassou que o ser humano busca nos símbolos, testemunha das coisas ainda ausentes, saudade de coisas que não nasceram, uma sustentação para o vazio deixado. Aí surge a religião, que consiste em uma teia de símbolos, rede de desejos, confissão da espera, horizonte dos horizontes, a mais fantástica e pretensiosa tentativa de transubstanciar a natureza, ou seja, ir além da substância.Há algumas propriedades especiais em algumas coisas e gestos que fazem delas habitantes do mundo sagrado ,enquanto outras ainda pertencem ao mundo profano.
Questão 5:
A religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades.O ser humano em todas as épocas e momentos da história busca a satisfação nas praticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade. É na religião que nos espelhamos e extraímos o melhor que podemos e tomamos para nós o que precisamos para sentirmos realizados.

Questão 6:
O fenômeno religioso é verificado em todas as épocas, porque as pessoas necessitam de um ser superior, para servir de consolo diante dos embates do mundo que as deixam aflitas e sem direção.Naquele momento em que tudo parece não ter sentido, que a razão já não explica mais a nossa realidade, a crença e a esperança surgem para nos dar sentido e continuarmos crendo em dias melhores.
A religião solidifica nossa crença, amadurece nossa relação com o transcendente. Nossas ações tornam-se ilimitadas quando deixamos vestígios de nossa existência e conseguimos transmitir todos os nossos valores para outras pessoas, que são sempre renovados com o contato religioso, quando se adere a uma religião.

Relacionados