Cultura

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Livro – Cultura: um conceito antropológico de Roque de Barros Laraia


É possível analisar diversos tipos de sociedades culturais ao ler este livro, identificando osconceitos e o surgimento de cada tipo de cultura, destacando como a natureza influencia no desenvolvimento do ser humano e de sua cultura, e como o homem conseguiu lidar coma cultura e como ele é influenciado por ela.
A idéia de que a natureza de todos os seres humanos é idêntica e a cultura praticada é o que os separam e os tornamestranhos uns para com os outros.
Sobre determinismo biológico, entende-se que os seres humanos agem de acordo com a educação e a cultura na qual lhes foram dados, não a de seulugar de origem, em nada influência uma pessoa que nasceu na China, mas que desde pequeno foi criado por brasileiros, ele estará apto a exercer as funções que lhes foramimplicadas.
Cada região possui a sua cultura, o seu modo de viver e suas regras, talvez para uma pessoa que foi acostumada a ver que, quando uma mulher dá a luz a um bebê ,ela quem tem o direito de resguardar, se assuste ao ver que na cultura dos índios Tupi, quem resguarda é o pai, o homem.
O comportamento de uma pessoa depende da educaçãoque ele recebeu, mas estamos inseridos em um valor imenso de cultura e temos a capacidade de criar diferentes hábitos de vida, sendo um ser em sua individualidade,diferente e único.
Para Laraia, determinismo biológico e geográfico, ambos não conseguem explicar essa diferença cultural, elas não são fatores determinantes, mas de influência.Um exemplo biológico é a amamentação que pode ser transferida ao homem através da mamadeira. Quanto aos fatores geográficos, esses encontram limitações na influência.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • A cultura
  • cultura
  • O que é cultura
  • Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!