cultura

Páginas: 9 (2014 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Grécia e Seus Grandes Filósofos


26/06/2013

RESUMO

Neste trabalho sobre Grécia e seus grandes filósofos, vou enfatizar a Grécia Antiga apresentando uma dimensão da sua cultura, filosofia, teatro, jogos, arquitetura e religião.
Na cultura grega temos a mitologia que trazia exemplos e ensinamentospara reflexão.
Na filosofia temos Sócrates, Platão, Pitágoras e Aristóteles entre tantosoutros com seus pensamentos.
Temos também a arquitetura com grandes construções, teatros que além da cultura fazem parte da arquitetura com as construções das arenas.
Na filosofia com seus filósofos, é onde será o maior foco desse trabalho, com os períodos Pré-socrático, Clássico e Pós- Socráticos.

Palavra – chave: Sociedade, Cultura, Filosofia e Filósofos.

1 INTRODUÇÃO

A civilizaçãogrega surgiu por volta de 2000 a C, entre os mares Jônico, Egeu e Mediterrâneo.

Os gregos contribuíram muito para o mundo ocidental, eles nos deixaram um legado muito grande que pode ser identificado na filosofia, cultura, arte, etc...

Na filosofia temos Sócrates que nada escreveu, Platão que era discípulo de Sócrates, temos Pitágoras de Samos queacreditava que os números era fundamental nacriação de tudo.

A religião era politeísta e foi influente em varias áreas da sociedade grega.


2SOCIEDADE GREGA

A sociedade grega contribuiu para nossa cultura, com uma diversidade muito extensa que influenciou a cultura ocidental.
Com a chegada dos povos Indus - europeus ou os helenos como eram conhecidos, poisdiziam que eram descendestes de Helen ou Helene, lendário rei da Grécia,deu-se inicio aos tempos homéricos, ou seja, a quatro períodos convencionais para a politica grega: Pré – Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Pré-Homérico: se formaram as primeiras comunidades gregas que formaram o povo heleno, e uma das mais influentes é formada pelo povo Aqueu, neste mesmo período tornou-se referencia para as atividades comerciais e expandiu-se por todo Mediterrâneooriental.

Homérico: no século XII a.C ocorrem novas invasões e os dórios passam a dominar a Grécia. A sociedade grega possuía uma organização familiar e patriarcal (genos), que com o crescimento populacional essa organização foi se desintegrando e a propriedade passa para de coletiva para privada.

Período Arcaico: inicia-se com o desenvolvimento da polis em que ela passa a ocupar o centroadministrativo, as cidades passam a ter núcleos residenciais dos grandes proprietários e lavradores.

Período Clássico: é marcada pelos conflitos em busca da hegemonia com a guerra do Peloponeso, Esparta saiu vitoriosa e manteve uma politica imperialista promovendo maior desenvolvimento econômico motivando o comercio, o luxo e o consumo.

A sociedade grega possui uma cultura muito rica quereflete no povo do ocidente até os dias de hoje. A seguir veremos um pouco mais desse povo que foi tão únicoe tão influente na cultura, arte, filosofia, etc..


3CULTURA

Os gregos foram povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura e da ciência. A sociedade grega é muito rica na dimensão da cultura, do teatro, dos jogos, da filosofia, da arquitetura e da religião.

Noteatro tem a dramaturgia grega como principal destaque, na maioria delas existia anfiteatros propícios para os eventos. Ao ar livre; as filas começavam a se formar um dia antes das apresentações. Foi na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos,que ocorrem até hoje, com objetivo de homenagear os deuses.

A religião grega antiga era politeísta e antropomorfa, que abrange umgrupo de crenças e rituais praticados tanto na forma de religião pública como nas práticas de culto. Tinha muitos deuses e deusas: Zeus, Poseidon, Hades, Apolo, Artêmis, Afrodite, Ares, Hefesto, Atena, Hermes, Deméter, Héstia e Hera.As práticas religiosas dos gregos se estendiam além da Grécia continental, até as ilhas e o litoral da Jônia, na Ásia Menor, até a Magna Grécia (Sicília e Itália...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • A cultura
  • cultura
  • O que é cultura
  • Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!