Cultura

Páginas: 18 (4350 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1 .A Cultura Condiciona A Visão de Mundo do Homem.


Ruth Benedict escreveu seu livro O crisântemo e a espada ¹ que a cultura e como uma lente através da qual o homem vê o mundo .Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e , portanto ,têm visões desencontradas das coisas .Por exemplo , a floresta amazônica não passa para o antropólogo desprovido de um razoável conhecimento debotânica , de um amontoado confuso de arvores e arbustos , dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índico Tupi tem deste mesmo cenário e totalmente diversa : cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Assim ao contrario da visão de um mundo vegetal amorfo , a floresta é vista como um conjunto ordenado ,constituído de formas vegetais bem definidas.
A nossa herança cultural , desenvolvida através de inúmeras gerações , sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade . Ate recentemente , por exemplo , o homossexual corria o risco de agressões físicas quando era identificado numa via pública e ainda éobjeto de termos depreciativos .Entre algumas tribos das planícies norte – americanas , o homossexual era visto como um ser dotado de propriedades mágicas ,capaz de servir de mediador entre o mundo social e o sobrenatural , e portanto respeitado , Um outro exemplo de atitude , diferente de comportamento desviante encontramos entre alguns povos da Antiguidade , onde a prostituição não constituíaum fato anômalo : jovens da Lícia ,praticavam relações sexuais em troca de moedas de ouro a fim de acumular um dote para o casamento .
O modo de ver o mundo , as apreciações de ordem moral e valorativa , os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural , ou seja , o resultado da operação de uma determinada cultura . Mesmoexercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura . A emissão sonora , profundamente alta , assemelhava – se a imaginários gritos de guerra e a expressão facial em nada de assemelhava com aquilo que estávamos acostumados a ver. O repetitivo pastelão americano não encontra entre nós a mesma receptividade da comédia , erótica italiana , porque em nossacultura a piada deve ser temperada com uma boa dose de sexo e não melada pelo arremesso de tortas de e bolos na face do adversário.
Ainda com referencia as diferentes maneiras culturais de efetuar ações fisiológicas gostaríamos de citar o clássico artigo de Marcel Mauss (1872-1950) “ Noção de técnica corporal ”², no qual analisa as formas como os homens , de sociedades diferentes , sabemservir-se de seus corpos . Um jovem francês não sabe mais se dominar. Como exemplo destas diferenças culturais em atos que podem ser classificados como naturais , Mauss cita ainda as técnicas do nascimento e da obstetrícia . Segundo ele , “ Buda ”nasceu estando sua mãe Mãya, agarrada , reta , a um ramo de árvore . Ela deu a luz em pé . Boa parte das mulheres da Índia ainda dão a luz desse modo ”.Emalgumas regiões do meio rural existiam cadeiras especiais para o aro sentado .Entre estas técnicas pode – se incluir o chamado parto sem dor e provavelmente muitas outras modalidades culturais que estão á espera de um cadastramento etnográfico.
Não pretendemos neste ponto porque os exemplos seriam inumeráveis , mas vamos acrescentar mais um exemplo : o homem recupera a sua energia , a suaforça de trabalho ,através da alimentação. É evidente e amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Os índios Kaapor discriminam os Timbira chamando – os prejorativamentes de “ Comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “Comedores de camarão ”mais resta uma duvida lingüística desde que em Tupi ela soa muito próximo da palavra que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura
  • A cultura
  • cultura
  • O que é cultura
  • Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!