Cultura
- Brasil: funções do governo,gastos e arrecadação. défict público e dívida públicae osimpactos da política fiscal.
Pode ser entregue em junho, ate 10/06. O trabalho pode ser manuscrito. Deve seguir normas da ABNT/padrão PUC Minas. Quando citar literalmente ou de forma indireta, citar as fontes pesquisadas. Att Sânia
Em economia, intervencionismo estatal refere-se à interferência do Estado na atividade econômica do país, visando a regulação do setor privado, não apenas fixando as regras do mercado, mas atuando de outras formas com vistas a alcançar objetivos que vão desde o estímulo ao crescimento da economia e à redução de desigualdades até o crescimento do nível de emprego e dossalários, ou à correção das chamadas falhas de mercado. As intervenções típicas dos governos modernos na economia ocorrem no âmbito da definição de tributos, da fixação do salário mínimo, das tarifas de serviços públicos e de subsídios.
A organização do Estado nestes moldes exige que ele regulamente, fiscalize e oriente os agentes econômicos quanto à proteção da livre concorrência e defesa do consumidor.
A intervenção do Estado na economia se faz necessária para estabilizar os preços, o nível de emprego, a renda e outras variáveis macroeconômicas relevantes.
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/17920/a-intervencao-do-estado-na-economia-por-meio-das-politicas-fiscal-e-monetaria-uma-abordagem-keynesiana#ixzz2VlY6JK00
A política fiscal é o componente da política econômica que se refere, por um lado, às receitas públicas, ou seja, à