Cultura e tradição religiosa - pesquisa em diversos conteúdos - naly de araujo leite

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
CULTURA E TRADIÇÃO RELIGIOSA
A Cultura e a Religião do povo brasileiro.O povo brasileiro descende de uma mistura de raças. Colonizadores portugueses, nativos e escravos africanos (originários na sua maioria de Yoruba e Quimbundu que, nos dias de hoje, correspondem à Nigéria, Benin e Angola) constituíram a base racial. Colonizadores franceses e holandeses também estiveram no Nordeste do Brasil.No século XX, massas de imigrantes alemães, italianos, polacos e japoneses acrescentaram novos elementos a essa mistura. Os brasileiros são, talvez, o povo mais racialmente miscigenado.
DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NO BRASIL
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições,entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.http://www.comciencia.br/200407/reportagens/11.shtml
Tradição - do latim: traditio, tradere = entregar; em grego, na acepção religiosa do termo, a expressão é paradosis, é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, oconjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações.
A tradição e sua presença na sociedade baseiam-se em dois pressupostos antropológicos: a) as pessoas são mortais; b) a necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações.
Os aspectos específicos da tradição devem ser vistos em seus contextos próprios: tradição cultural,tradição religiosa, tradição familiar e outras formas de perenizar conceitos, experiências e práticas entre as gerações. A tradição toma feições peculiares em cada crença. Pode-se destacar a presença da tradição nos grandes grupos religiosos: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo.(wikipedia)
A Cultura Religiosa é algo muito delicado para de discutir, o mais sensato é respeitarmos a religião de cadaum e sua crença sem criticas e sem discussões, não importa qual religião seja a sua, o Deus é o mesmo e isto sim é um fator que deve ser analisado. Cada um tem o direito de escolher qual religião seguirá, ou seja, um padre ou um pastor tem certeza de que tomará conta de seu rebanho da melhor maneira possível sendo assim completamente capazes de realizarem casamentos. Até mesmo pais de santo devemser respeitados, pois seu ritual não tem nada de macabro e feitiçarias têm sua parte bonita como as danças que vieram dos costumes dos escravos, que dançavam e tocavam seus atabaques para adorar seus deuses, o que na realidade pode ser até uma boa aula de dança.
Não se dizendo adoradores do diabo como alguns jornais acusaram adeptos do candomblé ou com brigas causadas por imagens de santo, asquais câmeras de vigilância eltrônica constataram que foram retiradas da entrada de certo prédio em São Paulo, o que causou uma completa confusão entre os moradores. Cada um possui e tem direito de ter a cultura religiosa que bem entender não deixando de ser uma discriminação com a pessoa e seus conceitos, sendo que religião e política são algo que não devem ser discutidos. A casa de Deus devesempre ser lugar de paz e reflexão e local de muito respeito por isso devemos sempre nos ponderarmos antes de atacar uma pessoa verbalmente só porque ela não tem a mesma cultura religiosa que a sua.
Toda religião tem sua beleza, basta saber de que maneira você a olha, que ângulo você a analisa e sendo que a religiosidade está na moda, mas não sendo algo que deve ser abandonado e sim levado a sério.Toda religião tem suas normas e regras a serem seguidas, a religião católica tem um determinado dia em que é proibido comer carne, os evangélicos tem o costume de não cortar os cabelos, ou seja, cada cultura religiosa tem algo muito complexo e sempre devemos respeitar para evitar certas situações desconfortáveis. A roupa que se vai à igreja deve ser respeitosa demonstrando todo um respeito com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pesquisa e morte na cultura religiosa
  • Diferenças entre crença religiosa e tradição religiosa
  • cultura como tradição
  • Aline De Araujo Athayde Leite
  • cultura religiosa
  • Cultura Religiosa
  • Cultura religiosa
  • Cultura Religiosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!