cultura e sociedade

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
A grande crítica que os Sofistas receberam está atrelada à cobrança de seus trabalhos. Os Sofistas cobravam para ensinar a Retórica., “Sócrates compara a sofística à arte da cozinha que procurasatisfazer o paladar, mas não se preocupa se os alimentos são benéficos”, caso satisfaça o paladar, não é necessário saber se sua composição é boa ou prejudicial. (ABUZZI, 1992, p. 134)

De acordo com otexto, Sócrates classifica o pensamento dos sofistas comparando-o ao paladar. Como é o pensamento sofista, de acordo com Sócrates no trecho acima?

Vejamos um exemplo: Todos os médicos de umhospital estão numa confraternização de final de ano em um clube. O que podemos ver? Que são pessoas diferentes, sendo um médico alto e bonitão, outro japonês e recatado, uma médica muito bonita,outra não tão bela. Mas, todos eles têm algo em comum: são médicos. Se quando quando olhamos para eles individualmente percebemos que eram diferentes, se os ouvirmos, poderemos perceber que nemmesmo trabalham da mesma maneira. Mas há algo que não muda: o fato de serem médicos.

Mas existem alguns médicos que se parecem mais com outras coisas como um pai ou professor, e ainda háaqueles que nem mesmo se parecem com médicos. Braços tatuados, colares indígenas, véu mulçumano. Mas nada disso modifica o fato de serem médicos.

A verdade (Mundo Inteligível) é a ideia demédico que pode ficar obscurecida pelos nossos sentidos (Mundo dos Sentidos) que nos levam ao engano quando passamos a observar características individuais e perdemos a Ideia, o conceito que envolve atodos: de serem médicos.

Melhorou a compreensão? Veja outro exemplo:

O Mundo Sensível é apenas cópia. Mas as cópias precisam necessariamente da ideia original para refleti-la.
Vejaa relação entre ideias e cópias: Abaixo temos a ideia de casa e veículo.


Fonte: http://www.slideshare.net/pcnoel/aulas-de-filosofia-plato


Teoria do Conhecimento Verdadeiro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Sociedade e cultura
  • Cultura e Sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e Sociedade
  • Sociedade e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!