Cultura e sociedade - faculdade administração

Páginas: 14 (3326 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

Neste trabalho em grupo iremos vem nos propor um estudo das condições de trabalho e sua influência na saúde física e mental do trabalhador, através da aplicação de uma pesquisa de campo e da realização d diagnóstico. O trabalho foi divido em 4 etapas para que seja tudo muito bem detalhado e explicado, como veremos logo em seguida.
Analisaremos enfocam as condições de trabalho a quecondutores estão submetidos desencadeantes do processo saúde-doença ao ocasionar perda ou déficit auditivo, distúrbios físicos e mentais.

Produção Textual

PRIMEIRA ETAPA:

Especificamente sobre as regulamentações referentes aos acidentes e doenças decorrentes da atividade laboral, é possível dizer que a primeira iniciativa de se criar comissões de prevenção no Brasil foi de empresas degeração de energia elétrica, no estado de São Paulo, na década de 20.
Atualmente o Ministério Público do Trabalho expede as normas de medicina e segurança que deverão ser cumpridas pelas organizações e também é responsável pela fiscalização do cumprimento.
Qualquer cidadão pode ser um agente fiscalizador das condições de trabalho de uma empresa e poderá denunciá-la caso não esteja emconformidade com o disposto no capitulo V da CLT.
Estas comissões têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, promovendo e garantindo assim a saúde do trabalhador. Elas devem ser compostas por representantes do empregador e do empregado, com mandato que terá duração de um ano, permitindo-se reeleição.

Higiene no trabalho:
A higiene do trabalho compreende normas eprocedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e oconforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.
A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dosfuncionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas - que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral.
É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornemsatisfatórios. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano. Nesse contexto, a necessidade de reconhecimento pode ser frustrada pela organização quando ela não valoriza o desempenho. Por exemplo, quando a política de promoção é baseada nos anos de serviço e não no mérito ou, então, quando a estrutura salarial não oferece qualquer possibilidade de recompensa financeira por realização comoos aumentos por mérito.
Em suma a higiene e segurança do trabalho esta ligada diretamente as condições oferecidas por uma organização a seus colaboradores de tal maneira que eles possam desenvolver suas atividades sem causar a si próprio nenhum dano em função das atividades exercidas. Serve para identificar, e corrigir possíveis falhas no processo de desenvolvimento das funções a fim de evitarque os colaboradores tenha algum dando causado pelo mau habito do trabalho, fornecendo a eles estrutura, e equipamentos necessários com intuito de zelar pela sua segurança individual e coletiva.

Quais são os principais benefícios?
- Identifique todas as suas obrigações legais
- Cumpra todas as regulamentações referentes a segurança e saúde no trabalho
- Mensuração e controle dos riscos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade e Cultura
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Sociedade e cultura
  • Cultura e Sociedade
  • cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!