CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

Páginas: 13 (3164 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO










CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL




























CULTURA E PODER ORGANIZACIONAL E NOVAS FORMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL






Trabalho de Sociologia para administração, apresentado à Faculdade Católica Dom Orione como requisito parcial àobtenção de nota em Administração.

Orientadora: Helena
















ARAGUAÍNA
2014
INTRODUÇÃO

O trabalho será todo baseado no capitulo 5 do livro “Sociologia da Administração” da socióloga Eva Maria Lakatos. Nesse capitulo esta apresentada a formação de uma cultura organizacional, como se forma, opiniões de estudiosos sobre o caso.
Observaremos também a distribuição dopode na organização e também conheceremos novas formas de gestão empresarial, nas quais grande parte foi aplicada pela cultura japonesa.
































Cultura Organizacional

Para Schein, a cultura de um grupo pode ser definida como um padrão de pressupostos básicos que ele aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e deintegração interna. Para ele cultura é, principalmente, o que se transmite às novas gerações participantes de um grupo social.
Porem uma pessoa ao entrar em uma nova cultura ira aprender apenas os aspectos mais visíveis já que os mais profundos terá acesso somente aos membros mais velhos e com melhores posições naquela cultura.
Portanto segundo Rocher, a socialização é o processo pelo qual,ao longo da vida, a pessoa humana aprende e interioriza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, e adaptando-se, assim, ao ambiente social em que deve viver.
Uma socialização sempre ocorrerá quando uma pessoa se movimentar no interior da organização e assumir um novo papel. Estasituação pode ocorrer tanto em ambientes educacionais como de trabalho (Van Maanem apud Fleury, 1989:47).
Contrapondo-se à definição de Schein, Aktouf (apud Chanlat, 1995: passim) levanta a questão de que nenhuma cultural é possível sem que ocorra identificação dos atores sociais como seus pares com locais de socialização reconhecidas como tais e sem a interiorização desta situação enquantocriadora do que são, ou pensam ser, os membros da coletividade.
Poder Organizacional
Para Bertero (apud Fleury, 1989: passim), a atribuição principal do poder é manter a harmonia e o equilíbrio no interior da organização. O poder ordena, à medida que é legitimo e também porque estabelece fronteiras, homologa os processos organizacionais e premia o que a organizacionalmente é considerado bomdesempenho.
Novas Formas de Gestão empresarial
Marquardt (1994:5) aponta nove das forças mais significativas que vêm impulsionando mudanças na economia globalizada. São as seguintes:

Forças econômicas e de marketing.
Pressões ambientais e ecológicas.
Tecnologia da informação.
Era do conhecimento.
Novas especializações de trabalho e novas expectativas dos funcionários.
Estrutura e tamanho dasorganizações.
Turbulência social
Movimento da administração da qualidade total.
Diversidade de mobilidade da força de trabalho.

O Japão e a produção de Categoria Mundial.

Incentivo à contribuição das pessoas em busca e implantação de melhorias, através de esforços coletivos, por exemplo, os Círculos de Controle de Qualidade (CQC);
Intensa preocupação e grandes investimentos em programas detreinamento e educação.
Informações/dados estatísticos utilizados eficazmente como instrumentos gerenciais para melhorar a produtividade e a qualidade.
Enfoque na qualidade como uma variável de marketing, na busca dos mercados globais, mais do que uma variável tecnológica.
Técnicas gerenciais do tipo kanban e Just in time, mais focadas em produtividade, redução de custos, serviços aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novas formas organizacionais
  • Novas Formas Organizacionais
  • Cultura e poder organizacional
  • Cultura organizacional poder e liderança
  • Poder e cultura organizacional
  • Liderança, poder e cultura organizacional
  • Cultura organizacional e desenvolvimento do poder
  • Resenha: O Poder da Cultura Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!