Cultura e opulência do brasil

Páginas: 9 (2096 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
EQUIPE SUPERAÇÃO.COM
(Andréia O. Santos, Augusto César M. dos Santos, Áurea B. de C. M. Neta, Cláudia Mª S. Santana, Daiane C. da Silva, Mariana C. de Souza)

FACULDADE DOM PEDRO II
(CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL)

TRABALHO DE FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL SOBRE RESENHA CRÍTICA

TEXTO I – Cultura e Opulência do Brasil (André João Antonil)
Janice Theodoro da Silva
TEXTO III– Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Júnior)
José Roberto do Amaral Lapa
TEXTO IV – Retrato do Brasil (Paulo Prado)
Marco Aurélio Nogueira

Salvador-BA, 2011
EQUIPE SUPERAÇÃO.COM
(Andréia O. Santos, Augusto César M. dos Santos, Áurea B. de C. M. Neta, Cláudia Mª S. Santana, Daiane C. da Silva, Mariana C. de Souza)

TRABALHO DE FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL SOBRE RESENHACRÍTICA

Resenha dos textos l, lll e lV sobre o ponto de vista de alguns estudiosos, referente às análises de alguns autores renomados.

1ª Edição

Orientador: Profº Osvaldo Bastos



Salvador-BA/2011
INTRODUÇÃO

FACULDADE DOM PEDRO II – SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS – EQUIPE SUPERAÇÃO.COM - (Andréia O. Santos, Augusto César M. dos Santos, Áurea B. de C. M.Neta, Cláudia Mª S. Santana, Daiane C. da Silva, Mariana C. de Souza)

TRABALHO DE FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL – RESENHA CRÍTICA – Prof. Osvaldo Basto

TEXTO I
CULTURA E OPULÊNCIA DO BRASIL

ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil 57-73, por SILVA, Janice Theodoro.

Janice Theodoro da Silva possui graduação (1972) mestrado (1975) e doutorado (1981) pela USP. Pós –doutorado pela Etudes in Sciences Sociales (1992) e também pela Universidade Macau (1995). Atualmente é professora titular da USP, assessora do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Assessora do Ministério da Educação, Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Colaboradora do Fundo de Desenvolvimento Administrativo. Janice tem experiência na área dehistória, com ênfase em história da América, atuando principalmente no tema: Barroco.
É autora de mais de trinta artigos publicados em periódicos, tem seis livros publicados, participou de capítulos em cinco livros publicados, tem vinte e sete livros publicados em anais de congressos, fez duas produções artísticas cultural, seis produções técnicas e produziu oito apresentações de trabalho / seminário.A autora Janice Theodoro da Silva discorre nas primeiras páginas da sua resenha, a biografia de André João Antonil, um padre imigrante italiano que na sua obra “Cultura e Opulência do Brasil”, datada do ano 1711, impresso em Lisboa/Portugal, teve quase todos os seus exemplares destruídos pela Coroa portuguesa em cumprimento a um veto e seqüestro régio por preocupação da cobiçainternacional, a saber, França, Holanda e Inglaterra. Sendo reeditado já no século XIX, quase cem anos após sua primeira edição. Relata o desenvolvimento econômico e a forma de produzir a riqueza da colônia Brasil, como a produção do açúcar, a lavoura açucareira, a exploração e a escravidão de índios e africanos, tendo também a produção de tabaco, produto que dava muitas divisas a Portugal, sobrando para acolônia apenas parca recursos para manutenção da lavoura e também para os senhores de engenhos.

Janice discorre também sobre os temas tratados na obra de Antonil que é dividido em quatro partes, onde a primeira parte refere-se a “Cultura e opulência do Brasil Na lavra do Açúcar – engenho real moente e corrente” que é dedicada ao açúcar. (SILVA, Janice Theodoro. Pg. 58), temos nasegunda, terceira e quarta parte a Cultura e opulência do Brasil na lavra do tabaco, pelas minas do ouro e pela abundância do gado e courama e outros contratos reais que se rematam nesta conquista respectivamente.

A conclusão a que chega o autor, ao analisar as relações entre Brasil e Portugal, diz respeito à utilidade que o Brasil poderia ter para o reino Português. Esses são os temas tratados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da obra “cultura e opulência no brasil por suas drogas e minas”
  • cultura e industria cultura no brasil
  • brasil cultura
  • Culturas do Brasil
  • cultura no brasil
  • Brasil e sua Cultura
  • culturas no Brasil
  • A cultura do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!