Cultura e mudanças organizacionais

Páginas: 10 (2300 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Final da Disciplina
Cultura e Mudanças Organizacionais

Niterói
2012

Alichandra Angélica dos Santos de Góes

CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL: EM BUSCA DA COMPREENSÃO SOBRE O DILEMA DAS ORGANIZAÇÕES.
(A Lenda do Peixinho Vermelho)

Trabalhoacadêmico apresentado à
Disciplina de Cultura e Mudanças
Organizacionais.



Niterói
2012

Introdução:As duas últimas décadas foram marcadas por novos modelos organizacionais que emergiram diante deste novo cenário internacional. Estes modelos foram introduzidos para ajustar as organizações à nova economia global, num ambiente muito mais dinâmico e competitivo.
No texto estudado, vimos que a cultura e a mudança organizacional, são facilmente afetadas pela globalização, e quea sua sobrevivência depende de como ela recebe e reage as mudanças, aos fatores internos e externos. de quanto tempo ela leva para diagnosticar os seus problemas e resolve-los,de como ela encara esses novos cenários.
E nos fazer perceber que a sobrevivência da organização vai além de sua vontade (de seus gestores) de sobreviver nessas águas turbulentas do oceano.

A Cultura Organizacional ébasicamente os deveres que as pessoas devem cumprir em relação ao seu local de trabalho ou estudo. É formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. Como o próprio nome sugere, é um tipo de organização com conscientização e responsabilidade.
A cultura organizacional envolve padrões de comportamento, crenças e valoresverdades. São compostas de componentes visíveis orientados pelos aspectos físicos e organizacionais ou ainda por componentes ocultos, orientados estes pela emoção e situações afetivas.
Envolvem normas, regulamentos, costumes, políticas administrativas, padrões, tradições, crenças, estilos de gerencia, tipos de liderança, maquinas, equipamentos, métodos de trabalho, criatividade, tensão, caráter,enfim, tudo o que está presente em uma empresa que tem a presença de pessoas, funcionários.

Um grande lago e uma Comunidade de Peixes: A Organização e sua Cultura
Freitas (1991) define cultura organizacional à luz de uma perspectiva cognitiva e de uma perspectiva simbólica de análise. A perspectiva cognitiva avalia as regras constitutivas e reguladoras que organizam as crenças e percepçõescompartilhadas pelos empregados, fundamentando-se na autoimagem que cada um recria para si. Já à perspectiva simbólica interessa o estudo das interpretações, das leituras e de aspectos a se decifrarem na organização, considerando a avaliação de cada trabalhador sobre o significado do trabalho para eles próprios. Schein (1992), de acordo com a perspectiva simbólica, nos define cultura organizacionalcomo um modelo de pressupostos básicos que os grupos desenvolvem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Tais pressupostos seriam ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se na organização.
A forma como os membros verão a empresa, depende da forma que os seus gestores a veem, depende se os mesmos absorvem e vivem essacultura.
Vendo a organização como um lago. E a sua cultura como uma comunidade de peixes,o gestor deve ter em mente os desafios de se educar toda uma comunidade,ensinar e guia –la em suas diversidades.E acima de tudo saber que cabe a ele disseminar,padrões de conduta,crença e valores,entre diferentes pessoas e níveis,tendo sempre em mente que a organização é um organismo vivo. Pode-se dizer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e mudança organizacional
  • Cultura e mudança organizacional
  • Cultura organizacional em ambiente de mudanças
  • Cultura e mudança organizacional
  • Mudança de Cultura Organizacional
  • CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
  • Cultura e Mudança Organizacional
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!