Cultura e mudança organizacional

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
1)   Considerando o trecho da apostila (pág. 30) “Resultante de uma complexa confluência de fatores e ingredientes particulares, a cultura brasileira assume importante destaque na compreensão dos padrões gerenciais que se verificam na Administração Pública contemporânea”, discuta a influência e as relações que podem ser estabelecidas entre cultura brasileira organizacional e a adoção de padrõesgerenciais na Administração Pública brasileira.
Os traços da cultura brasileira se iniciam a partir da hierarquia, que expressa a tendência à centralização do poder dentro dos grupos sociais, com distanciamento nas relações entre estes grupos; o patrimonialismo, que representa a apropriação privada dos recursos do Estado, associa-se à distribuição desigual do poder e da riqueza, ao abandono dossetores mais pobres e impunidade das elites; o personalismo, que se traduz através de passividade e aceitação dos grupos inferiores; a malandragem, onde é aplicado através da flexibilidade e adaptabilidade como meio de navegação social e do “jeitinho”; o sensualismo muito aplicado para dar ênfase a divulgação de produtos e o do aventureiro, que se traduzem pessoas mais sonhadoras do quedisciplinadas e com uma tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico.
Diante destes traços podemos perceber a influência se revelando em situações em que a posição social é ameaçada ou quando interesse é de fazê-la conhecida. Nesse sentido, podemos constatar o uso da expressão por pessoas situadas em categorias sociais inferiores, tomando a projeção social dos seus superiores: “Vocêsabe com quem está falando? Eu sou o fulano amigo de... Isto demonstra uma verdadeira gradação de posições sociais, o que significa que, quanto mais alta a posição social, mais impacto ganha o uso desse tipo de expressão, onde se enaltece referindo a si como “autoridade”. O novos padrões gerenciais não é exclusivo de uma categoria, grupo, classe ou segmento social” existe umahierarquização contínua e múltipla de todas as posições no sistema. Dessa forma, pode perceber a dificuldade de se formarem identidades horizontais entre pessoas de mesma posição e, por conseguinte, a dificuldade de se formar a identidade cooperativista, pois é mais visível a identificação com o superior do que com o igual, é cada um tentando trazer para si a “referência” de sero melhor. O que percebo na organização que trabalho, por grande parte dos gestores, é um constante “puxar de tapete”, onde a linha gerencial está sendo concorrida não como oportunidade de fazer um bom trabalho e/ou se destacar por competência e sim como subida de nível social, destaque e o que ainda vejo como pior está sendo usado para ser visto politicamente pela sociedade e com isso teroportunidade no “mundo” político. Pelo que tenho percebido nos órgãos públicos de maneira geral são tentativas de se avançar em relação aos padrões gerencias, mas que tem sido um caus os planejamentos gerenciais pelo fato de que há uma troca constante dos gestores. Os gestores não estão sendo medidos pelos seus resultados e sim pelo poder de “influência” que ele tem sobre a sociedade, com issobeneficiando aquele que os “colocou” no cargo.
Nos últimos anos tenho me sentido desmotivada com o rodízio gerencial que a empresa que trabalho tem se submetido, bem como tenho visto os traços da cultura brasileira de forma explicita e estudar sobre o assunto tem ampliado minha visão sobre o quanto isso afeta os rumos da empresa e vejo que não é só “previlégio” meu quando no fórum debatemos sobre oassunto.
2)   O fenômeno da resistência à mudança é típico das organizações públicas? Explique.
A resistência à mudança é típica nas organizações públicas, mas percebo que os fatores causadores não são advindos apenas dos servidores concursados, mas sim por efeito da gestão que se tem aplicado.
Considerando alguns fatores que contribuem para que as organizações públicas sejam resistentes à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e mudança organizacional
  • Cultura e mudança organizacional
  • Cultura organizacional em ambiente de mudanças
  • Mudança de Cultura Organizacional
  • CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
  • Cultura e Mudança Organizacional
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança
  • Cultura e Mudança Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!