Cultura e Mobilidade Social

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução
A Cultura é um conceito de vários tipos de expressões.
“Todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a crença, a arte, a moral, a lei, os costumes, e todos os outros hábitos e capacidades adquirido pelo homem como membro da sociedade” Edward Burnett Tylor
A Mobilidade Social é um conceito que estuda a mudança de posição de um individuo na sociedade.
“ Refere-se aodeslocamento de indivíduos e grupos entre posições socioeconômicas diferentes.” Anthony Giddens
















Cultura
Principais Conceitos
Agricultura – Variedade original do termo cultura, que é o cultivo da terra para a produção de vegetais para o consumo humano.
Ciências Sociais – No ponto de Vista das ciências sociais, é basicamente o que Edward Taylor disse, a cultura é umconjunto de ideias, comportamentos, símbolos e praticas sociais artificiais, ou seja, que não são biológicas e nem naturais, aprendidos de gerações em gerações por vivermos em sociedade. Essa definição geral, pode sofrer mudanças de acordo com uma teoria de um Sociólogo ou Antropólogo. De acordo com que Ralph Linton disse, “Como termo geral, cultura significa a herança social e total da humanidade;como o termo especifico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de cultura , cada uma das quais é característica de um certo grupo de indivíduos”.
Filosofia – Cultura é o conjunto de manifestações humanas que constatam a natureza ou o comportamento natural. Em Biologia uma cultura é uma criação especial de organismospara fins determinados. No dia-a-dia das sociedades civilizadas costuma ser associada à obter conhecimento e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido também pode se denominar “Alta cultura”, e é usado só no singular. Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades ou desejos humanos.Basicamente, a cultura é informação, ou seja, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e vindouros. A cultura é a criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também criam elementos que se renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema desímbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que ‘dão’ sentido à vida dos seres humanos.
Antropologia – Entendem a cultura como totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos por ser humano. Portanto, corresponde as formas de organização de um povo, seus costumes, e tradições passadas de geração em geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como aidentidade desse povo.

O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Mas, falam – se também em cultura material. Essa forma de cultura é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente fácil.

A principal característica da cultura é omecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com a mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. Mas, ao rejeitar a evolução biológica , o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição de elementos que constituíram o ser humano; a falta de um desses elementos causaria o mesmoefeito em uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.

Mudança Cultural

A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo, a cultura sofre varias mudanças. Traços perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
O ‘ambiente’ tem um papel fundamental sobre as mudanças culturais, porém não único: os homens mudam sua maneira de olhar o mundo tanto por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mobilidade Social
  • Mobilidade Social
  • mobilidade social
  • mobilidade social
  • Mobilidade Social
  • mobilidade social
  • Mobilidade social
  • Mobilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!