Cultura e Ideologia

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
CENTRO DE ENSINO MÉDIO 04 DE CEILÂNDIA
SOCIOLOGIA
PROFESSOR: FRANCISCO DAS CHAGAS
FICHAMENTO - TUTORIAL
O fichamento é uma das estratégias utilizadas para o entendimento de uma determinada quantidade de informações escritas de forma produtiva e crítica.
Ao lado de atividades como análises críticas, resumos e resenhas, este tipo de ação acadêmica é muito solicitado por professores queesperam que seus alunos leiam determinada informação, assimilando suas principais características por meio do intercâmbio crítico com as ideias do autor.
O fichamento deve ser realizado de forma objetiva e coesa. Mais do que uma dissertação sobre as informações lidas é um tratado analítico. Deve seguir os seguintes passos:
1. Bibliografia: Dados da fonte de onde foram retiradas as informações. Devemestar de acordo com as normas da ABNT. Como se trata do primeiro fichamento que peço a todos, esta etapa será disponibilizada logo ao final deste tutorial ou na página de capa do e-mail.
2. Objetivo (s): Nesta etapa se expõe qual o objetivo da obra, trecho ou apostila lida. É a última coisa ser feita, apesar de ser apresentada nesta ordem. Inicia-se, normalmente, com o verbo no infinitivo e deveexpor a natureza das informações, exemplo: informar sobre a formação cultural das sociedades primitivas; ou reconhecer nos altos índices de concentração de renda as causas para boa parte dos problemas sociais na atualidade; ou identificar as várias etapas do processo produtivo no Capitalismo financeiro; etc. Não deve ultrapassar cinco linhas!
3. Resumo da obra, livro, apostila ou trecho lido:Deve-se realizar um resumo objetivo da parte lida. Recomenda-se não ultrapassar 35 linhas de resumo. Nesta etapa não se analisa ou se realiza critica, pois deve ser fiel às ideias do autor. Lembre-se, o resumo não é sinônimo de cópia ou de mera transcrição das mesmas palavras do autor de forma desordenada.
4. Análise crítica: Nesta etapa, a mais importante e valiosa de todo o trabalho, realiza-seuma análise da obra lida, posicionando-se diante das ideias do autor: qual a importância; se são válidas nos dias atuais; se concorda e com o quê; se discorda e com o quê; qual a relevância do tema para a sociedade de forma geral. Lembre-se, não se realiza juízo de valor de ordem pessoal, de natureza preconceituosa ou vulgar, do tipo: não gostei por que passei a noite fazendo; ou: foi ótimo para aminha formação como pessoa; ou ainda: adorei, por que o autor é negro...
A análise crítica não deve ultrapassar 30 linhas.
O fichamento deve ser apresentado em NO MÁXIMO uma folha, com frente e verso escritas, sem contar com a capa (com a capa são três páginas). Admite-se o trabalho digitado ou manuscrito. VEJA UM MODELO (EXEMPLO) DE FICHAMENTO A SEGUIR:
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DODISTRITO FEDERAL
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA
CENTRO DE ENSINO MÉDIO 04 DE CEILÂNDIA
SOCIOLOGIA








O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
- FICHAMENTO –




POR:
Francisco das Chagas Silva – 2º “W”, Nº 49.




CEILÂNDIA/DF
JULHO DE 2012

1. Bibliografia:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.2. Objetivo:
Reconhecer e identificar a luta de classes o grande motor da construção histórica da humanidade e oferece ao trabalhador uma série de considerações e recomendações para tornar sólida a sua luta por um mundo comunista, onde a propriedade privada, o lucro e o acúmulo de capital não existem.
3. Resumo:
O Manifesto do Partido Comunista teve sua primeira edição no ano de 1848, emLondres. O texto está, certamente, entre os mais belos produzidos pela humanidade. Ele representou uma bela utopia por muitos perseguida, serviu como base para importantes revoluções socialistas, propondo a união dos trabalhadores, em todas as partes do mundo, em torno de um ideal de igualdade, contra a opressão e por uma vida plena. Com base nos ideais humanitários e igualitários contidos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Cultura e Ideologia
  • Cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Ideologia e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!