Cultura e Coflito na Corôa portuguêsa

721 palavras 3 páginas
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL
PROFESSORA: SELMA
ALUNO: LÚCIO FLÁVIO MASCARENHAS SOUZA
TP: FLORIVA MOURA
TD: RAFAEL VASCONCELOS
CULTURA E CONFLITO NA AMÉRICA PORTUGUÊSA
A chegada dos portugueses aqui no Brasil, em áreas ocupadas por nativos teve como conseqüência vários confrontos entre ambos os povos. Os colonizadores tinham como um dos seus objetivos “civilizar” e catequizar os indígenas. Porém com costumes e culturas tão distintas, as relações foram conflitantes, mas acomodativas também. Modos culturais diferenciados foram implantados em um mesmo território fazendo acontecer um processo de iniciação de conflitos entre os nativos e os exploradores das suas riquezas naturais.
No final do século XVII, e início de XVIII aconteceram os primeiros conflitos de maiores causas conflituosas para a colônia portuguesa. É citado por diversos autores o clima de conflitos devido à nova política colonial adotada por Portugal depois da Restauração em 1640. As contradições entre metrópole e colônia aconteceram de várias maneiras. Não posso deixar de citar o protesto ao regime monopolista, exemplificado com a Revolta de Beckman em 1684, que aconteceu no Estado do Maranhão e o conflito que ocorreu entre os senhores de engenho e mercadores, denominados de Guerra dos Mascates no período de 1709 à1711 que aconteceu em Pernambuco. Esses também são exemplos das manifestações dos colonos na América Portuguesa.

Contudo, as grandes rebeliões da colônia até o inicio do século XVIII não chegaram a evidenciar com clareza a emancipação política como solução, na verdade a proposta de ruptura somente aconteceria nos movimentos como a Inconfidência Mineira em 1789 e a Conjuração Baiana ou dos Alfaiates em 1798. Muitas divergências surgiram entre os interesses da metrópole e da colônia. Com isso no final do século XVI e início do século XVIII surgiram diversos conflitos na América Portuguesa. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana se destacaram entre esses conflitos por serem

Relacionados

  • Senzala logo ali
    100551 palavras | 403 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas