Cultura e arte

Páginas: 14 (3262 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
CUTURA E ARTE - CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE OPINIÃO E VISÃO DA REALIDADE


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa delinear a contribuição prestada pela cultura e a arte para a formação de opinião e visão de realidade. Para tanto faremos uma analise dos termos cultura e arte suas diversas interpretações e aplicações sua contribuição para uma formação

DESENVOLVIMENTO
ANALISE DO CONCEITODE CULTURA E SUAS IMPICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA
Dois são os significados iniciais da cultura:
Vinda do verbo latino colere (“cultivar”, “criar”, “tomar conta”, “cuidar”), cultura significava, na Antiguidade romana, o cuidado do homem com a natureza; daí o surgimento da palavra agricultura. Significava também cuidado dos homens com os deuses; dando origem a o culto. Significava ainda o cuidadocom a alma e o corpo das crianças, com sua educação e formação; originando puericultura (em latim, puer significa “menino”; puera, “menina”). A cultura era o cultivo ou a educação do espírito das crianças para se tomarem membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo aperfeiçoamento e refinamento das qualidades naturais (caráter, índole, temperamento). Com esse sentido, ela correspondia ao queos gregos chamavam de paideia, a formação ou educação do corpo e do espírito dos membros da sociedade (de paideia vem a nossa palavra pedagogia).
Nesse primeiro sentido, cultura era o aprimoramento da natureza humana pela educação em sentido amplo, isto é, como formação das crianças não só pela alfabetização, mas também pela iniciação à vida na coletividade por meio do aprendizado da dança daginástica (para a educação ou formação do corpo, preparando-o para as atividades da guerra), e de exercícios mentais, com o aprendizado de gramática, poesia, oratória ou eloquência, história, ciências e filosofia (para a educação ou formação do espírito, preparando-o para as atividades da política). Culta era a pessoa fisicamente bem preparada, moralmente virtuosa, politicamente consciente eparticipante, intelectualmente desenvolvida pelo conhecimento das ciências, das artes e da filosofia.
Podemos observar que, nesse primeiro sentido, cultura e natureza não se opõem. Os humanos são considerados seres naturais, embora sejam diferentes dos animais e das plantas porque são dotados de linguagem e de pensamento, isto é, porque possuem espírito. Sua natureza, porém, não pode ser deixada por contaprópria, porque tenderá a ser agressiva, destrutiva, ignorante; precisa, por isso, ser educada, formada, cultivada de acordo com os ideais de sua sociedade. A cultura é uma segunda natureza que a educação e os costumes acrescentam à natureza de cada um, unia natureza adquirida, que aperfeiçoa e desenvolve a natureza inata de cada um.

A CULTURA COMO ORDEM SIMBÓLICA
A cultura é instituída nomomento em que os humanos estabelecem para si mesmos regras e normas de conduta que asseguram a existência e a conservação da comunidade e, por isso, devem ser obedecidas sob pena de punição (que pode ser desde um castigo ou a expulsão até a morte).
O que é a lei humana? Diferentemente da lei natural, a lei humana é um mandamento social que organiza toda a vida dos indivíduos e da comunidade, tantopor determinar o modo de estabelecimento dos costumes e de sua transmissão de geração a geração como por presidir as ações que criam as instituições sociais (religião, família, formas do trabalho, guerra e paz, distribuição das tarefas, formas de poder, etc.). A lei não é uma simples proibição para certas coisas e obrigação para outras, mas é a afirmação de que os humanos são capazes de criar umaordem de existência que não é simplesmente natural (física, biológica). Essa ordem é a ordem simbólica.
A ordem simbólica consiste na capacidade humana de dar às coisas um sentido que está além de sua presença material, isto é, a capacidade de atribuir significações e valores às coisas e aos homens, distinguindo entre bem e mal, verdade e falsidade, beleza e feiúra; determinando se uma coisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte e cultura
  • Arte e cultura
  • Arte e cultura
  • Arte e cultura
  • Arte e Cultura
  • Arte e cultura
  • arte e cultura
  • Cultura e Artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!