Cultura: um conceito atropologico

780 palavras 4 páginas
Trabalho de Antropologia Jurídica

Aluno: Klaus Alexander Kollnberger
1- Discorra com base no livro de R. B. Laraia, sobre os dois assuntos indicados a seguir:

a) A contribuição da antropologia moderna para a promoção do diálogo com a alteridade.

Na obra do Prof. Laraia “Cultura: um conceito antropológico”, é feita uma apresentação de como o conceito de cultura foi definido pelas diferentes gerações de etnógrafos e antropólogos. O autor aponta que os primeiros etnógrafos, altamente influenciados pelo surgimento da Teoria da Evolução de Darwin no século XIX, construíram uma visão de cultura altamente etnocêntrica, que colocava a cultura dos povos europeus como representantes de um estágio de maior evolução que as demais culturas, sendo ainda que as civilizações tribais representariam o estágio mais elementar de evolução cultural humana.
Contudo, com o desenvolvimento da antropologia, essa visão etnocêntrica de cultura estabelecida pelos estudiosos do século XIX foi duramente criticada. Finalmente, nas primeiras décadas do século passado, com autores como F. Boas, C. Geertz e A. Kroeber, essa visão é superada pela academia, com a introdução das ideias de relativismo cultural e de evolução cultural multilinear.
Dessa forma, a antropologia moderna, introduz na ciência a visão de que as diversas culturas nada mais são que respostas diferentes a diferentes estímulos que os vários grupos sociais receberam ao longo de suas histórias. Dessa maneira, não há cultura superior às demais, apenas produtos culturais diferentes, oriundos de processos históricos também diferentes.

b) A compreensão da cultura como sistemas simbólicos
Clifford Geetz e David Schneider, nos EUA, introduziram na antropologia a compreensão do fenômeno cultural como representação de símbolos.
Geertz defende que a cultura não consiste em coisas concretas, mas sim em um conjunto de mecanismos de controle social, planos, receitas, regras, configurando algo como um software instalado pela

Relacionados

  • Cultura, um conceito antropológico
    971 palavras | 4 páginas
  • Publi
    1279 palavras | 6 páginas
  • O que é etnocentrimo
    1837 palavras | 8 páginas
  • super valorizado
    32318 palavras | 130 páginas