Cultura um conceito antropológico

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
CORPOREIDADE E MOTRICIDADE

É A MANEIRA PELA QUAL O CÉREBRO RECONHECE E UTILIZA O CORPO COMO INSTRUMENTO RELACIONAL COM O MUNDO.
CORPOREIDADE É ANIMADA PELA ALMA HUMANA ISSO DÁ TRANSCEDÊNCIA PELO NOSSO CORPO; É UMA QUALIFICAÇÃO DO CORPO; SE REALIZA NO CORPO.
Refletir sobre o ser humano e sua condição de se comunicar por meio do movimento, expressão, gestos, falar , toque, enfim tratar todasas posses que o corpo possa oferecer.
Ser um corpo com tantas possibilidades, é sem dúvida, uma característica que diferencia os seres humanos dos demais seres que habitam este planeta.
Pensar, agir, sentir, criar, dialogar. Relacionar-se entre tantas outras particularidades.
A CORPOREIDADE GUARDA TRÊS DIMENSÕES QUE MANTÊM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL E COMPLEXA:
A) FISIOLÓGICO (FÍSICO) B)PSICOLÓGICO (EMOCIONAL AFETIVA)
C) MENTAL-ESPIRITUAL
O CORPO É MOVIDO POR INTENÇÕES PROVINIENTES DA MENTE. AS INTENÇÕES MANIFESTAM-SE ATRAVÉS DO CORPO , QUE INTERAGE COM O MUNDO , QUE DA UMA RESPOSTA PARA O CORPO , QUE INFORMA A MENTE ATRAVÉS DE SEUS ORGÃOS SENSORIAIS , QUE ANALISANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS DO AMBIENTE, MUDA OU REAFIRMA SUAS INTENÇÕES, UTILIZANDO O CORPO PARA NOVASMANIFESTAÇÕES.
A CORPOREIDADE DO INDIVÍDUO EVOLUI COM A IDADE. É LÓGICO QUE A CORPOREIDADE DO RECÉM-NASCIDO É TOTALMENTE DIFERENTE DAQUELA DA CRIANÇA DE DEZ ANOS, DO ADULTO OU DO IDOSO DE OITENTA ANOS; A DO HOMEM É DIFERENTE DA MULHER; COMO A DO INDIVÍDUO DOENTE É DA QUE POSSUI QUANDO SADIO.
DURANTE A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA, A QUALIDADE DA CORPOREIDADE É UM DOS PRINCIPAIS DETERMINANTES DA ESTRUTURAÇÃONEUROPSICOMOTORA. POR OUTRO LADO, A ESTRUTURAÇÃO CORPORAL NA MENTE DA CRIANÇA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRÓPRIO CORPO COMO ORGANISMO FÍSICO.
CRIANÇAS PRIVADAS DE ADEQUADO RELACIONAMENTO CORPORAL COM O MUNDO TENDE A TER DESENVOLVIMENTO FÍSICO ATRASADO EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS ( O QUE CHAMAMOS DE NANISMO PSICO-AFETIVO).
CORPOREIDADE E IDENTIDADE;
METAMORFOSE – EMANCIPAÇÃO SUSTENTA QUE PESSOAS VÃOSE COSNTITUINDO SUJEITOS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE, DE COMO VÃO LIDANDO COM A NATUREZA E DE COMO ASSIMILAM A CULTURA.
PENSA-SE O HUMANO COMO SER HISTÓRICO, QUE SE CONSTITUI SUJEITO NO TRANCURSO DA HISTÓRIA VIVIDA, ENQUANTO INDIVÍDUO NA CULTURA.
Socialização; EXTENSÃO DE VANTAGENS PARTICULARES POR MEIOS DE LEIS E DECRETOS.
METAFÍSICA; ESTUDO SISTEMÁTICO DOS FUNDAMENTOS DAREALIDADE E DO CONHECIMENTO.
METAMORFOSE; TRANSFORMAÇÃO E OU MUDANÇA DE FORMA, ESTRUTURA QUE SE OPERA NO CICLO DE VIDA.
METAMORFOSE; TRANSFORMAÇÃO E OU MUDANÇA DE FORMA, ESTRUTURA QUE SE OPERA NO CICLO DE VIDA.


CULTURA; SEGUNDO AURÉLIO, ATO, EFEITO OU MODO DE CULTIVAR.
COMPLEXO DE DOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO, DAS CRENÇAS, DAS INSTITUIÇÕES, DAS MANISFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, INTELECTUAIS,ETC., TRANSMITIDOS COLETIVAMENTE, E TÍPICOS DE UMA SOCIEDADE.
O CONJUNTO DE DOS CONHECIMENTOS DE DETERMINADO CAMPO.
IDENTIDADE; É O MOVIMENTO DE COSNTRUÇÃO INCESSANTE, PORTANTO, DE TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO, DENOMINADA METAMORFOSE.
IDENTIDADE COMO FORMAÇÃO SOCIAL.
SE DÁ SEMPRE COMO METAMORFOSE, NO MOVIMENTO HISTÓRICO EM BUSCA DA EMANCIPAÇÃO, QUE CONSTITUI O HUMANO CONCRETO EM INDIVIDUALIDADES ECOLETIVIDADES, ARTICULANDO SOCIEDADE E NA NATUREZA COMO HISTÓRIA.
CORPOREIDADE - NASCEMOS COMO CORPO, EM TORNO DO QUAL E COM O QUAL CONSTRUIR-SE À UMA HISTÓRIA PESSOAL, INSERIDA NA HISTÓRIA FAMILIAR E CULTURAL.
DESDE O MOMENTO DO NASCIMENTO, O CORPO VAI-SE CONFORMANDO COMO CORPOREIDADE, POR MEIO DA ATIVIDADE E DA CONSCIÊNCIA. POR MEIO DA AÇÃO E DA PERCEPÇÃO MULTISSENSORIAL, APRENDEMOS A PERCEBERE A SENTIR.
A CORPOREIDADE PODE SER OBSERVADA TANTO NA FORMA COMO EM SEU MOVIMENTO, EXPRESSIVIDADE, POSTURA, EM SEU PADRÃO ESTÉTICO E, EM ESPECIAL, NOS SIGNIFICADOS E VALORES A ELA ATRIBUÍDOS.
MOTRICIDADE; COMPREENDER O HOMEM EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES, OU SEJA, ETÁ ALÉM DO RAMO PEDAGÓGICO DAS PRÁTICAS CORPORAIS, DA ERGONOMIA, DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO, DO MOVIMENTO HUMANO. MÁS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura um conceito antropologico
  • cultura um conceito antropologico
  • Cultura
  • Cultura um conceito antropologico
  • Cultura
  • Cultura, um conceito antropológico
  • Cultura um conceito antropologico
  • Cultura: um conceito antropologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!