Cultura rligiosa

2140 palavras 9 páginas
*ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2

1
1. Esta questão é objetiva e trata das seguintes religiões: CONFUCIONISMO, XINTOÍSMO e TAOÍSMO. Leia com atenção as frases abaixo e depois assinale a única alternativa que possui uma AFIRMATIVA FALSA.
Peso: 1.0

( )O Xintoísmo, religião de caráter nacionalista, ensinava que não somente a família imperial, mas sim, que todos japoneses eram descendentes diretos de uma linhagem divina.

( ) Uma das principais características do Xintoísmo é a crença no contato com os Kamis, espíritos dos antepassados, contato este que é realizado e mediado através de cerimônias religiosas tanto nos templos como nos lares.

( ) O Taoísmo dá grande valor a todas as formas de auto-afirmação e competição, influenciando de modo impressionante a cultura oriental, onde predomina o individualismo e a busca pelo poder.

( ) O Confucionismo ensinava que o amor devia ocupar um lugar importante na vida das pessoas, devendo o mesmo também ser apoiado por estruturas sociais e por um etos coletivo.

( ) Uma característica comum às religiões orientais é o respeito que as mesmas têm para com os idosos, por sua experiência e sabedoria.

2
2. Esta questão é associativa e se refere a JESUS CRISTO. Relacione as religiões com sua devida representação da figura de Jesus Cristo.
Peso: 1.0

1 1-Hinduísmo

2 2-Budismo

3 3-Islamismo

4 4-Cristianismo

5 5-Taoísmo

6 6-Judaísmo

7 7-Espiritismo

( ) Jesus é ao mesmo tempo Deus e homem, aquele que conquistou o perdão dos pecados aos seres humanos através de sua morte na cruz e posterior ressurreição.

( ) Jesus é considerado uma pessoa especial, um avatar, alguém enviado por Deus para estabelecer paz e justiça entre os homens.

( ) Jesus é apenas considerado um profeta na linha sucessória que inicia com Abraão. Não é o filho de Deus, mas terá um papel no fim dos tempos para dirigir o ser humano rumo ao caminho da salvação.

Relacionados