Cultura Religiosa

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
1 O autor do texto usa o termo “seita” de modo pejorativo. Faça uma pesquisa sobre o sentido original do termo e seus significados e usos no passado e na atualidade.
Seita é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal.Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção". Informalmente, o termo pode ser utilizado para definir qualquer grupo organizado de pessoas que defendam as mesmas ideias ou tenham causas em comum.
2 Muitos grupos religiosos rejeitam a pecha de “seitas”. Outros assumem tal denominação. Pesquise algunsgrupos que se encaixem em ambos os casos e explique os motivos que cada um deles dá para justificar sua identificação ou não com a caracterização de “seitas”.
Ordem do Templo Solar: É um grupo religioso que é denominado seita, foi criado em 1984 por Luc Jouret, um belga e neo-nazista. O grupo seria cristão e também conhecido como a segunda vinda de Cristo e os Cavaleiros Templários. Alega-se que umacriança foi sacrificada por pensarem ser o anticristo em 1994, dias depois ele e dúzias de seguidores cometeram suicídio.
Aum Shinrikyo: É um grupo religioso fundado na década de 1980, Aum Shinrikyo é famosa pelos ataques a o metrô de Tóquio com o gás sarin em 1995, matando 12 e ferindo mais de 5 mil pessoas. As crenças da seita são frequentemente descritas como uma mistura de aspectosdestrutivos de várias religiões. Vários seguidores acreditavam que iriam desenvolver super-poderes e outros saboreavam a chande de lutar contra o materialismo japonês.
Islamismo e Cristianismo: Não se dizem seitas e recusam essa definição para sua organização, pois em suas concepções são sociedades grandes, com os maiores números de adeptos no mundo, inclusivas, consagradas e não aceitam ser acusadas defazer lavagem cerebral e manipular seus fieis.
3 .Conceitue e compare entre si os seguintes termos usados no contexto da análise do fenômeno: religiosidade, religião, crença, seita.
Religiosidade: é uma qualidade do indivíduo caracterizada pela disposição–para perseguir sua própria religião e integrar-se as coisas sagradas.
Religião: é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além devisões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
Crença: é qualquer princípio orientador que pode proporcionar significado e direção na vida. Ato ou efeito de crer, acreditar; convicção; opinião; religião; fé religiosa.
Seita:O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa,filosófica ou política que se destaca da doutrina principal.
Os quatros fatores estão relacionados entre si,a base de tudo é a religião no qual o individuo possui sua crença e religiosidade, e a partir disso começa a respeitar e e a ter fé nos mandamentos e nas seitas que ocorrem dentro de cada uma.
4- “Os convertidos, em sua grande maioria, são vítimas inocentes, desconhecem as armadilhas das seitas eseu caráter totalitário. Tornam-se presas fáceis nas mãos de líderes fanáticos ou inescrupulosos”. Esta citação, extraída do texto “o novo fenômeno religioso na América Latina” apresenta os fiéis dos grupos religiosos classificados como seitas (e neles incluem, entre outros os neopentecostais) como uma espécie de vítimas inocentes e oprimidas que vivem sob o jugo de predadores mal-intencionados eopressores. Releia os argumentos que o autor dá para justificar seu juízo de valor e posicione-se criticamente em relação ao mesmo
Muitos convertidos não são vítimas. Inicialmente, os interesses de ambos são atendidos,e para um individuo entrar e socializar em uma dessas seitas, ele precisa conhecer a forma que os lideres agem e seus objetivos, e a partir do momento que uma pessoa começa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura Religiosa
  • Cultura religiosa
  • Cultura Religiosa
  • Cultura religiosa
  • Cultura religiosa
  • ¨Cultura religiosa¨
  • cultura religiosa
  • Cultura religiosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!