Cultura Popular

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015
Cultura Popular
Cultura popular é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanato, folclore, etc.
Essa cultura não é produzida após muitos estudos, mas é aprendidade forma simples, em casa, com a convivência da pessoa nesse meio. Ela está ligada à tradição e não é ensinada nas escolas. A cultura popular é muito contemporânea, pois ela resiste ao tempo e raramente se modifica. 

Cultura erudita
cultura erudita é aquela considerada superior, normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui onecessário para usufruir dela. A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados. Existem projetos que levam esse tipo de cultura até as massas, colocando a preços baixos, ou de forma gratuita, concertos de música clássica e projetos culturais. 

Como o acesso a esse tipo de cultura fica restrito a um grupo pequeno, ela fica ligada aopoder econômico e é considerada superior. Essa consideração pode acabar tornando-se preconceituosa e desmerecendo as outras formas de cultura. O erudito é tudo aquilo que demanda estudo muito estudo, mas não se deve pensar que uma expressão cultural popular como o hip-hop, por exemplo, é pior que uma música clássica.

cultura de massa
A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, semvalor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. É preciso entender que massa não é uma definição de classe social, e sim uma forma de se referir a maioria da população. Essa cultura é produto da indústria cultural.

A indústria cultural produz conteúdo para ser consumido, não se prende a técnicas. É produto do capitalismo e feita para sercomercializada. Theodoro W. Adorno, filósofo alemão da Escola de Frankfurt, é defensor da ideia de que a cultura de massa é imposta pelos meios de comunicação de massa à população, que apenas absorve aquilo. 


Contracultura
A juventude representa possibilidades de mudanças e inovações na sociedade. Nas décadas de 60 e 70, jovens de várias partes do mundo iniciaram uma fase conhecida por movimentode Contracultura.Aproveitando as mudanças pelas quais a humanidade estava passando, como a descolonização da África e da Ásia e, principalmente, a explosão do maio de 1968, em Paris, a juventude mundial inaugurou uma era de rebeldia e de desapego material.
A principal característica do movimento deContracultura foi a profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo desenfreado. Osjovens que integraram esse movimento de contestação aos valores morais e estéticos da sociedade global promoviam revoluções em seus modos de vestir. Suas roupas e penteados tornavam-se símbolos desse universo paralelo que eles elaboraram para romper com os modismos capitalistas das elites.
Subcultura

Subcultura: conjunto de elementos culturais específicos de certo grupo social, como um micro-grupoque pode coexistir pacificamente na sociedade ou constituir uma subcultura desviante, relativamente ao padrão cultural dominantes, imposto pelas elites que têm uma influência sócio-política e económica decisiva.

 Modos de pensar e agir muito próprios, com comportamentos simbólicos e linguísticos muito idiossincráticos (muito específicos, íntimos e pessoais).

Coexistir em conformidade com omodelo social vigente.

 Factor de mudança: a especificidade das suas ideias e práticas pode cativar, estimular membros de outros grupos a reconhecer e a integrar grupos deste género (positivo) ou pode entrar em choque com os valores e práticas dominantes da sociedade (negativo, como maçons, homossexuais...).
Complexo cultural

É um conjunto de traços culturas relacionados entre si.

É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura popular
  • cultura popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • CULTURA POPULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!