Cultura Popular

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Universidade:
Campus:
Curso: Letras Português
Disciplina: Cultura Popular
Professora: Ms.
Aluna:








DIFERENÇAS ENTRE CULTURA POPULAR, DE MASSA E DE ELITE.













Picos, Fevereiro de 2014

CULTURA POPULAR
A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada aoconhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
Nesse sentido, o mais importante na arte popular não é o objeto produzido, e sim o próprio artista, o homem do povo, do meio rural ou das periferias das grandes cidades. Por isso também a arte popular é sempre contemporânea a seu tempo. Por exemplo, a arte popular do século XVIII (as cantigas,poemas e estórias registradas pelos estudiosos) é bem diferente de outras formas de arte popular hoje, como o rap, o hip hop e o grafitti, que acontecem nas periferias dos grandes centros urbanos como São Paulo. O rap e o hip hop aparecem associados quase especificamente à população negra, excluída socialmente.
A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que éligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seusprodutores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte.
O artista popular tira sua “inspiração” de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular é regional, é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximardo modo de vida de um povo, como é o caso do samba, festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições,etc.
A diferença existente entre a cultura da elite e a cultura do povo é real e é analisada por diversos autores. O problema não é admitir que a cultura da elite e a cultura do povo sãodiferentes, o problema começa quando a elite, para que sua cultura se sobressaia, deprecia a do povo. Na verdade, uma cultura não anula a outra, ambas podem coexistir, sem que a outra precise desaparecer. O que impede que isto aconteça está no plano ideológico. Pois, a ideologia dissimula a realidade e faz com que a cultura universal seja a da classe dominante. Neste sentido, com o intuito deescamotear o direito do povo de fazer e de ter cultura, a elite denominou a cultura do povo de cultura popular. Estas, embora pareçam ser uma coisa só, existe um abismo separando as duas. A grande diferença, segundo Chauí, é que quando se diz cultura popular, se quer dizer que tal cultura está no povo, mas não foi necessariamente produzida pelo povo; e, quando se diz cultura do povo,se quer dizer que é dopovo e também foi produzida por ele.
A cultura do povo, também é confundida com a cultura de massa entretanto, possuem significados distintos. A cultura de massa é divulgada como a cultura dos alienados, dos “sem rosto”. E, a alienação é o que permite que a classe dominante explore o trabalhador.
A cultura do povo é na verdade tudo que o caracteriza e o une. Sua tradição, suas danças, músicase tudo o mais que faz parte da sua vida. Desta forma, cultura do povo e cultura de massas não devem ser confundidas.
Atualmente, a cultura popular está em decadência. Hoje, as simples manifestações populares não são tão valorizadas como eram antes da Revolução Industrial. O que está em destaque no momento é o que é imposto pelo capitalismo, no caso, aquilo que gera lucro.

CULTURA DE MASSA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura popular
  • cultura popular
  • Cultura popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • CULTURA POPULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!