cultura popular

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
É possível definir o conceito de história cultural como sendo uma tendência historiográfica contemporânea que propõe uma nova forma de interrogar a realidade?Este artigo contextualiza, intertextualiza, esclarece e discutir algumas reflexões relacionadas à modalidade da História Cultural nos estudos microanalíticos e macroanalíticos, enfatizando mais especificamente a perspectiva da HistóriaCultural proposta por Edward P. Thompson, Eric J Hobsbawm, Carlo Ginzburg, Roger Chartier, Michel de Certeau, Mikhail Bakhtin e entre outros. Discute, ainda, diversos conceitos envolvidos na perspectiva da História Cultural dessa prática historiográfica. O artigo remete a obra recentemente publicada pelo autor deste texto, cujo principal objetivo foi o de elaborar uma visão panorâmica das diversasmodalidades da História nos dias de hoje. PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Historiografia – Escrita da História.  
Existem inúmeras abordagens e maneiras de compreender o popular na historiografia contemporânea. Dentre incontáveis possibilidades, observemos aqui como alguns importantes autores do debate acadêmico formularam suas idéias sobre cultura popular. Nos livros de Peter Burke, CarloGinzburg, Mikhail Bakhtin, Michel de Certeau e Roger Chartier variam as perspectivas e acepções, entretanto, é comum em todos eles a observação de que é delicada e arriscada a tarefa de definir o conceito de cultura popular. Cultura popular seria então um conjunto de práticas culturais levadas a cabo pelos extratos inferiores, pelas camadas mais baixas de uma determinada sociedade.O termo cultura nosparece, concordando com Peter Burke, ainda mais controverso. Burke nos fala de uma ampliação do conceito em tempos mais ou menos recentes. Escreve o historiador que até o século XVIII:
"O termo cultura tendia a referir-se à arte, literatura e música (...) hoje contudo seguindo o exemplo dos antropólogos, os historiadores e outros usam o termo "cultura" muito mais amplamente, para referir-se aquase tudo que pode ser apreendido em uma dada sociedade, como comer, beber, andar, falar, silenciar e assim por diante." (BURKE,1989, p. 25).
É nesse mesmo ensaio que Peter Burke, em seu livro "Cultura Popular na Idade Moderna", apresenta toda a complexidade do termo "cultura popular", que ele define num primeiro momento como sendo aquela não oficial, a da "não-elite", a das classes subalternas.Burke coloca a necessidade de se pensar nos artesãos e camponeses dos inícios da Europa Moderna a partir de um mundo totalmente diferente do atual, despido de conceitos e valores contemporâneos; conselho esse, aliás, não menos pertinente ao tratamento da sociedade colonial. É evidente que ele apresenta sua hipótese, a de que a cultura popular, nos inícios do período moderno, não era estranha àminoria culta da ocidentalidade européia, essa a tinha como uma espécie de segunda tradição. Em outras palavras, tanto a maioria da população, quanto sua pequena parcela erudita, compartilhavam de uma cultura popular comum. Percebe-se por essa leitura que até pelo menos a primeira metade do século XVII, as elites participavam das festas de rua e carnaval, juntamente com os grupos menos abastados. Istosignifica dizer que ao longo dos tempos modernos, a renascença, as reformas religiosas, a revolução científica e a ilustração fizeram com que a cultura erudita se transformasse, ao passo que entre pequenas e grandes tradições, uma imensa distância foi estabelecida.
Em suma, a cultura popular tradicional passou aos olhos da minoria letrada como algo tão diferente, a ponto de ser exótico, e por issoatraente. No século XIX, essa cultura tradicional se transforma em folclore. Na realidade, as elites intelectuais redescobrem a cultura popular no século XIX, a partir da perspectiva do folclore. Como causa, ou conseqüência de tais transformações, Burke afirma que a reforma Tridentina, assim como as reformas protestantes de um modo geral, empreenderam um esforço de reformulação da religiosidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • CULTURA POPULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!