CULTURA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A BIBLIOTECA DA ESCOLA NORMAL DE PIRACICABA

6123 palavras 25 páginas
CULTURA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A BIBLIOTECA DA ESCOLA NORMAL DE PIRACICABA
Apoio: Fapesp
Palavras-chave: Cultura Pedagógica, Biblioteca Escolar, Escola Normal

Além de pensar a Escola Normal como espaço de produção e circulação de saberes, enquanto produção dos professores, ela também pode ser compreendida como lugar de constituição de uma cultura pedagógica, arquitetada num espaço cultural singular: a biblioteca escolar. As primeiras bibliotecas das Escolas Normais começam a se constituir, de fato, a partir da ampliação das escolas de formação de professores em São Paulo, em 1911, momento em que passam a contar com recursos específicos para a aquisição de livros e de móveis. O estudo da organização de tais bibliotecas, voltadas para a formação do professor, traz a tona elementos constitutivos da formação cultural e pedagógica e do estabelecimento de práticas específicas, que permitem uma melhor compreensão do período em foco.
Entendo a biblioteca escolar como um conjunto de materiais, em especial, de livros que, destinados ao uso do professores e à leitura escolar, “organizam e constituem a cultura pedagógica representada como necessária ao desempenho escolar de seu destinatário, o professor”(CARVALHO, 2007, p. 18) e o aluno-mestre. Assim, a biblioteca escolar das Escolas Normais foi considerada espaço de atividades de formação do professor e do futuro professor.
A ausência de estudos sobre a Escola Normal de Piracicaba e a necessidade de compreender o processo pelo qual o acervo da biblioteca se constitui e chega até nós são justificativas suficientes para as reflexões que serão desenvolvidas nesta comunicação. Essa investidura colabora com o desvelamento da cultura pedagógica, tanto daquela escola como de outras escolas congêneres que tiveram suas bibliotecas formadas ao longo do século XX.
Buscando aprofundar mais algumas questões que envolvem o estudo da biblioteca escolar, quando da análise da constituição do acervo, me deterei

Relacionados