Cultura Organizacionlal

2042 palavras 9 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CULTURA ORGANIZACIONAL

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SEGUNDO PERÍODO
COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL

CABO FRIO - 2014

SUMÁRIO

Introdução
Desenvolvimento
1. Conceito de cultura
2. Cultura no ambiente externo
3. No ambiente interno
4. A cultura da pessoalidade nas pequenas empresas

Conclusão
Anexos
Bibliografia

INTRODUÇÃO
O tema abordado pelo grupo é sem sombra de duvidas, um dos pontos mais importantes da administração, a cultura nas organizações abrange uma gama de teorias, conceitos e é uma parte complexa no meio administrativo, pois não é algo fixo, ou constante, mas variável, consoante aos diversos fatores, como região, clima, mentalidade, ambiente, e o nível onde se está atuando. Se é uma cultura implantada a pessoas com maior ou menor grau de conhecimento.
Portanto traremos aqui, os conceitos básicos de cultura, e algumas aplicações práticas do mesmo. Do muito que este tema abrange, queremos trazer, de forma objetiva, e didática, o que conseguimos aprender ao longo de estudos e pesquisas sobre este assunto, como por exemplo, quem foram os primeiros pensadores deste conceito, a evolução do conceito de cultura dentro das organizações, como a cultura se transformou, desde os tempos de Fayol (homem visto como maquina, totalmente irrelevante e descartável) até os tempos mais modernos com uma mentalidade mais contemporânea como Maslow (pensamento humanista, flexível aos problemas organizacionais), e como todos esses conceitos, são aplicados hoje nas empresas, veremos que ainda existem empresas que exploram os seus comandados, e outras que dão total autonomia, mostraremos as divergências, o porque destes diferentes meios de implantação da cultura.

Conceito de cultura
Segundo “Gareth Morgan,” cultura são o conjunto de valores, crenças, ritos, mitos do lugar e das pessoas que rodeiam a organização, segundo “Fleury,” a cultura organizacional é o

Relacionados