cultura organizacional e lierança

3646 palavras 15 páginas
Cultura Organizacional e Liderança
Uma visão dinâmica
Edgar H. Schein
Jossey-Bass Inc. Publishers
San Francisco, CA - 1985
Jayme Teixeira Filho

Este trabalho pretende resumir suscintamente o texto em questão. Na medida do possível, foi mantida a perspectiva do autor. Ao final são feitas algumas observações críticas para reflexão.
Prefácio
Os objetivos do autor são esclarecer o conceito de "cultura organizacional" e mostrar que os problemas de cultura e liderança estão interrelacionados. O livro explora 3 argumentos: (1) que a cultura ajuda a explicar diversos fenômenos organizacionais, (2) que a cultura interfere na efetividade da organização e (3) que a liderança é o processo fundamental pelo qual as culturas são formadas e modificadas.
O autor justifica o interesse num livro sobre o tema por cinco razões: (1) o tema "esquentou" a partir do sucesso japonês, (2) o assunto está confuso, pois os autores usam diferentes definições,
(3) a análise da cultura pode iluminar o estudo da liderança, uma vez que , para o autor, a cultura é resultado de atividades empreendedoras dos líderes, (4) o campo de estudos organizacionais está amadurecendo em uma forma mais interdisciplinar de pensar e conduzir pesquisa e (5) a perspectiva do autor foi se tornando mais interdisciplinar.
O autor direciona o livro para os pesquisadores, gerentes e consultores envolvidos com comportamento organizacional e, principalmente, o prescreve para os líderes nas empresas.
1. Definindo Cultura Organizacional
Neste capítulo o autor define o termo Cultura Organizacional , ilustra com dois casos curtos e prepara a argumentação do restante do livro.
Schein começa definindo o papel do lider como gestor da cultura organizacional – para criá-la, modificá-la e até mesmo destruí-la. Em seguida afirma que cultura e liderança são
"dois lados da mesma moeda", e que nenhuma das duas pode ser entendida por si só.
O autor descreve então dois casos de consultoria em empresas. Na

Relacionados

  • Síntese reflexiva das aprendizagens alcançadas
    3237 palavras | 13 páginas
  • Gestão de pessoas
    3592 palavras | 15 páginas