CULTURA ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe uma abordagem sobre os temas, Cultura e Desenvolvimento Organizacional dos quais serão explanados os conceitos, atribuições e benefícios oferecidos.
Cultura organizacional ou corporativa é descrita como conjunto de hábitos e crenças ditados por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por membros de uma organização, seu foco provém de comoa organização trata e se preocupa com seus clientes e funcionários, dependendo do grau de autonomia, liberdade, lealdade e respeito que existe dentro da empresa.
Pode-se dizer que a cultura organizacional é a identidade de uma organização construída ao longo do tempo através de um comportamento padrão de seus membros em seus objetivos e modo de agir. Suas principais características são:interatividade e linguagem utilizada (rituais rotinas e procedimentos); normas (envolvendo grupos e seus comportamentos); a ética e o respeito; orientações políticas; como são os andamentos das atividades e por fim o clima organizacional das pessoas. Também se associa a cultura a outros aspectos da organização como: Planejamento, organização, direção e controle.
O desenvolvimento organizacional vem parafacilitar o processo de mudanças organizacionais atendendo a crescente necessidade de adaptação ao ritmo turbulento de mudanças do mercado.
Alguns fatores contribuem para as empresas repensarem suas atividades, sua organização e seus processos de gestão, como por exemplo: a globalização, desenvolvimento tecnológico, a transformação da sociedade, a necessidade de uma força de trabalho mutável, acompetitividade entre as empresas e outros.
Por essa razão é muito importante à empresa identificar e compreender as forças de pressão para a mudança estratégica e organizacional, porem é necessário que essas mudanças sejam feitas de forma planejada. Boa parte das empresas recorre a consultores externos, pois eles possuem conhecimento especializado e como são de fora da empresa são capazes deoferecer uma perspectiva mais objetiva do que um profissional interno, alem de se mostrarem mais dispostos a iniciarem mudanças mais drásticas.

2 CONCEITOS

2.1 CULTURA ORGANIZACIONAL
Segundo CHIAVENATO, cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, interações e relacionamentos sócias típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional de pensar e fazer asatividades compartilhadas por todos os membros da organização.
Partindo de um princípio micro e genérico, todo ser humano tem uma característica singular, nenhum indivíduo é igual ao outro,todos apresentam uma identidade própria e complexa, havendo muitas variáveis com relação a maneira de pensar agir.
As organizações, por sua vez, com a presença desses indivíduos, também apresentam aspectosdiferentes uma das outras, logo, podemos concluir que cada organização possui sua própria cultura cooperativa.
Importante ressaltar que no cotidiano do ambiente organizacional encontram-se os aspectos de cultura formal e informal. Cultura formal trata-se da cultura planejada e documentada, fácil de ser identificada. Tais como as normas, diretrizes e procedimentos, geralmente criados pela altagerência. Tudo isto com a intenção de manter a estrutura empresarial organizada e principalmente para atingir os objetivos da empresa. Já a informal condiz com a parte prática das atividades. Envolvendo as particularidades do ser humano como atitudes, percepções sentimentos, normas grupais etc.
A cultura organizacional é mutável, pode haver alterações com o passar do tempo, dependendo de condiçõesexternas e internas. É relevante citar que para uma organização sobreviver, ou seja, para se manter ou se destacar no mercado, muitas vezes é preciso mudança. Para que isto ocorra, simplesmente mudar somente a estrutura da empresa não é suficiente. É preciso mudar também o sistema dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham, em outras palavras, é extremamente necessário mudar a Cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura organizacional e desenvolvimento do poder
  • Desenvolvimento e Cultura Organizacional
  • Cultura organizacional e clima organizacional
  • Cultura organizacional e comprometimento organizacional
  • Desenvolvimento Organizacional
  • A cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • .Cultura organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!