CULTURA NAS ORGANIZA ES E A GLOBALIZA O

2182 palavras 9 páginas
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012

102

CULTURA NAS ORGANIZAÇÕES E GLOBALIZAÇÃO Moisés da Silva Martins UNOESTE e FATEC

Martins, Moises da Silva –Doutorando em Ciências Ambientais‐ Sustentabilidade e Inovação ‐
Universidade Católica.

RESUMO
Este artigo se fundamenta em um estudo sobre a cultura organizacional, levantando comparações entre pesquisadores, discutindo formas e diferenças, cujo tema tem influências nas organizações, bem como, indicando propostas de pesquisa, considerando, ainda, a importância da globalização na cultura das empresas.
Palavras – chave: Cultura, comportamento e organização.

INTRODUÇÃO

O atual momento nacional, onde as empresas enfrentam uma economia interna aquecida

e crise financeira externas em alguns países da Europa e dos Estados Unidos da América, identifica várias empresas que estão propondo redefinir suas atividades, redesenhar seus processos e reavaliar os resultados. O objetivo é, sem dúvida, oferecer respostas mais efetivas, que possam melhorar o desempenho organizacional, garantindo a continuidade da existência dos negócios.

Com o Japão e China na liderança do poder industrial, os estudiosos e administradores,

segundo Freitas (2009), têm apresentado o relacionamento entre cultura e administração de forma estreita. Durante os anos 60, a confiança e o impacto da administração e da indústria americana pareciam inabalados, mas, a partir dos anos 70, o desempenho da indústria de carros, com a tecnologia eletrônica e outros produtos industriais japoneses, começou a mudar tudo isso.
Acredita‐se ter sido um dos principais fatores que fez com que a cultura organizacional passasse a ser tratada e estudada com a devida importância. CULTURA ORGANIZACIONAL

Pode‐se considerar que a cultura de toda organização é um conjunto de normas e valores

fundamentais que

Relacionados