Cultura, literatura dos países lusófonos

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
TEMA:

Cultura, literatura dos países lusófonos
Titulo

Cultura, literatura dos países lusófonos
OBJETIVO:

Desenvolver um texto dissertativo sobre aspectos que envolvam as manifestações da literatura da África lusófona e da cultura dos índios brasileiros.


Justificativa
Pois, nosso país e nossa literatura, estão diretamente relacionados a estas manifestações literárias.Introdução

A lusofonia poderá ser, o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades em que as populações falam predominantemente língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor-Leste e diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Todo o discurso da lusofonia assenta numa ideia de excepção docolonialismo português.uma língua européia, era um “homem-de-dois-mundos”, e a sua escrita, de forma mais intensa ou não, registrava a tensão nascida da utilização da língua portuguesa em realidades bastante complexas. Ao produzir literatura, os escritores forçosamente transitavam pelos dois espaços, pois assumiam as heranças oriundas de movimentos e correntes literárias da Europa e das Américas eas manifestações advindas do contato com as línguas locais. Esse embate que se realizou no campo da linguagem literária foi o impulso gerador de projetos literários característicos dos cinco países africanos que assumiram o português como língua oficial.


DESENVOLVIMENTO

Apesar de o termo Literaturas Africanas Lusófonas englobar a produção dos cinco países africanos que têm como línguaoficial o português e o contexto de suas produções estéticas ter sido gerado de maneiras semelhantes é preciso atentar para as peculiaridades das produções de cada país, o que permitirá uma análise não redutora de suas obras. É preciso entender os movimentos estéticos surgidos em cada um dos cinco países para que se compreendam suas densas produções.

No arquipélago de Cabo Verde, com o deslancharde um movimento cultural literário em 1936, veiculado na revista Claridade, surgiria a geração da Claridade, integrada por grandes nomes como Baltasar Lopes da Silva, autor da obra considerada como marco do início de uma literatura de fato caboverdiana.

Em Angola e Moçambique é sabido que os primeiros movimentos literários nativistas surgem, e não por acaso, nos anos cinqüenta, juntamente comos movimentos pela libertação.
Em Moçambique, havia também a emergência que convocava os poetas à luta.
Guiné Bissau tem como um dos seus principais representantes de sua literatura o poeta Hélder Proença, que é o único de sua geração com livro publicado.
Em São Tomé e Príncipe poetas também fizeram de suas composições armas de libertação.

No Brasil, a visão distanciada configura-se emtextos nos quais o negro, ou o descendente de negro Africano reconhecido como tal é personagem, ou em que aspectos ligados às vivências do negro na realidade histórico-cultural do Brasil se tornam assunto ou tema. Envolve, entretanto, procedimentos que, com poucas exceções, indiciam ideologias, atitudes e estereótipos da estética branca dominante, onde acontece o branqueamento do negro como é o casoda escrava Isaura, do livro do mesmo nome, escrito por Bernardo Guimarães e publicado em 1872 e de Raimundo, o belíssimo mulato de olhos azuis criado por Aluísio de Azevedo em O mulato, lançado em 1881. mostrando uma atitude preconceituosa aceita pela nobreza da época.
Já o índio na literatura sempre foi descrito pela visão do outro, sendo uma contribuição nas produções de destruição da imagemdo índio. Essas produções do índio dão inicio pelos os árcades, Basílio da gama que via o índio como “homem natural” e Santa Rita Girão que os via como “o comedores de carne humana” que “só o cristianismo salvaria”, visão limitada de primitivos e selvagens.
Com o indianismo estilo literário que buscava uma identidade nacional vai-se aprofundar no índio como tema, que então é recriado é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura, literatura dos países lusófonos
  • Países lusófonos
  • Paises lusofonos
  • paises lusofonos
  • Países ( Cultura)
  • Os desafios da Globalização e a Estratégia dos Países Lusófonos
  • Cultura Paises
  • Literatura dos paises da cplp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!