Cultura Japonesa

Páginas: 15 (3528 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Trajes Tradicionais

Kimono
O Kimono (Ki - vestir e Mono - coisa ou objeto) é a roupa tradicional do Japão e significa “algo que alguém veste”. No início, a palavra Kimono aplicava-se a todos os tipos de roupa, entretanto posteriormente, passaria a designar um vestido longo, feito de tecido de corte a direito. Foi na época Nara (710-794 d.C.) que o kimono teve a sua origem, mas foiaperfeiçoada na sua forma atual durante o período Muromachi (1333-1576 d.C.).
No dia-a-dia, os japoneses preferem usar roupas ocidentais e o kimono é reservado para determinadas ocasiões, como casamentos, aniversários, fins de ano e outras ocasiões especiais.

Festival Shichi-go-san
Quando nasce um bebê, se é uma menina, veste-se com uma peça branca, íntima e um brilhante (yuzen), ou um kimonocolorido; caso seja menino vestirá um kimono preto com o símbolo familiar. As crianças usam, também, o kimono durante o Shichi-go-san, um tradicional festival e ritual de passagem para as meninas entre os 3 e os 7 anos e para meninos entre os 3 e os 5 anos ( este realiza-se anualmente no mês de Novembro).



Dia da maioridade
No dia da maioridade (Seijin no hi), as meninas vestem um kimono commangas esvoaçantes e longo (furisode), usado apenas por mulheres solteiras e os rapazes vestem uma meia-casaca (Haori) e um hakama como símbolo familiar.


Enquanto as mulheres solteiras usam o furisode, as mulheres casadas usam o tomesode, que é constituído por mangas mais curtas e apenas apresenta desenhos na sua metade inferior.
O Uchikake é o longo kimono de seda usado em casamentos. O obi(faixa do quimono) é um acessório fundamental do kimono , visto que permite segurar o kimono no lugar e é utilizado tanto por homens como por mulheres.




Existem outros modelos que esse tipo de traje pode ser usado como:
Bunk o musubi;
Shidare Sakura;
Chou Musubi;
Fukura Suzume;
Tateya Musubi;
Washikusa Musubi.


Há outros acessórios associados a esse traje, veja:
- Geta: tamancosde madeira com duas tiras;
- Kamishimo: traje formal para homens da classe samurai;
- Obiage: xale que se amarra sobre o obi;
- Obijime: faixa que mantêm o obi no lugar;
- Tabi: meias usadas com o kimono;
- Yukata: Kimono de verão.


Vestuário Moderno

Nos nossos dias, o vestuário utilizado pelos japoneses é muito parecido com as roupas ocidentais. Contudo, é muito interessante o fatode no Japão, sobretudo os jovens, existirem estilos de vestuário muito próprios.

Lolitas
Um dos mais populares estilos de roupa de moda japonesa de rua. Os dois estilos Lolita mais usuais são os “Goth Lolita” e as “Sweet Lolita”. O primeiro sugere uma moda vitoriana e o segundo faz uso de muitas rendas.





Cosplay
É um jogo de fantasia, representando uma personagem de um filme, de umgrupo musical, de desenhos animados.



Gyaru
Esse tipo de moda de rua que surgiu na década de 1970 é, frequentemente, encarado como uma forma de rebeldia juvenil (por volta dos 20 anos). Caracterizam-se pelo cabelo descolorido, roupas coloridas, unhas decoradas e maquiagem dramática.


Decora
Popular entre as jovens entre os 13 e os 17 anos, esse estilo distingue-se pelo exagero, coresquentes e sobreposições.



Harajuku
Desde os anos 90, em Tóquio, tornou-se uma área de encontro de adolescentes e artistas de rua com roupas extravagantes.

Alimentação típica
Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, e os climas de fortes chuvas, somados com o terreno vulcânico e montanhoso, contribuíram para essa falta de nutrientes na gastronomia. 
Devido a esses fatores, apopulação se alimentou e construiu uma culinária com base em peixes e frutos do mar. Os japoneses também se disponibilizavam da caça para se alimentar, principalmente de veados e javalis.
Em 675 d.C. o imperador Temmu emitiu o primeiro decreto proibindo o consumo de carne entre os japoneses. 
O consumo de carne vinha sendo proibido e tinha se fortalecido quando o país reconheceu o Budismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Cultura Japonesa
  • cultura japonesa
  • Cultura japonesa
  • cultura japonesa
  • Cultura Japonesa
  • Cultura Japonesa
  • Cultura japonesa
  • cultura japonesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!