Cultura erudita

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013

Com o renascimento comercial urbano, surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) uma classe social formada por comerciantes, que recebeu onome de burguesia.
Desde a sua origem, a burguesia conquistou novos espaços sociais e econômicos e também tentou resgatar  ou fazer renascer  antigos conhecimentos dacultura Grego-Romana,  preocupando-se com a transmissão do conhecimento.
Com essa transmissão de conhecimento, a cultura da elite burguesa se desenvolveu com base em técnicasracionalizadas e científicas, formando o que chamamos de Cultura Erudita.



Cultura erudita é aquela que exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica,de conhecimento da história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos e da própria história geral. Ao contrário da cultura popular que é uma manifestaçãomais espontânea, mais simples, acessível, com fortes características regionais, e muitas vezes transmitida de geração em geração. Por possuir mais recursos e estudo, a elite éa que possui maior acesso à Cultura erudita.
Por outro lado, a cultura erudita vem se tornando cada vez mais acessível, devido aos meios de comunicação. São exemplos demanifestações da cultura erudita: o ballet clássico, a ópera, orquestra sinfônica, as artes plásticas, entre outras.


No passado, em toda parte predominava o prestígio e ointeresse pela cultura Erudita, e por muitos anos essa foi considerada superior à popular. Esse pensamento foi se transformando ao longo dos anos, graças às contribuições deautores que, dominando o saber erudito, reconheciam o valor imenso da cultura popular (Gilberto Freire, Mário de Andrade e Guimarães Rosa são alguns desses autores).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura Erudita
  • Cultura Erudita
  • Cultura erudita
  • A Cultura Erudita
  • Cultura Erudita
  • cultura erudita
  • Cultura Erudita
  • CULTURA ERUDITA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!