CULTURA DE PAZ UMA NECESSIDADE UREGENTE

625 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CEAD – UFPE
LEANDRO LIMA SILVA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PESQUEIRA
2014
LEANDRO LIMA SILVA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

CULTURA DE PAZ

Trabalho de avaliação final apresentado pela cursista Leandro Lima Silva ao professor Marcelo Luiz Pelizolli, como requisito parcial de avaliação em cumprimento às exigências do Módulo I – Fundamentos e Práticas dos Direitos Humanos.

PESQUEIRA
2014
CULTURA DE PAZ: UMA NECESSIDADE URGENTE

Acordar ainda pela madrugada, levantar e sair para trabalhar, enfrentar transportes lotados e engarrafamentos gigantescos, desrespeito, violência, medo, insegurança e tantos outros problemas fazem com que nós brasileiros nos distanciemos cada vez mais de uma vida saudável e até mesmo prazerosa tornando-nos meros reprodutores de uma sociedade falida e cambaleante onde os valores são invertidos e somos privados de viver intensamente nossa vida por causa de problemas sociais que, muitas vezes, não são nossos, mas somos nós que sofremos com e por causa deles.
Diante de uma situação caótica como a apresentada acima, e que faz parte da rotina da maioria dos brasileiros, parece-nos que não há mais solução e que a melhor saída seria acreditar que tudo isso é normal e viver a mercê dessa sociedade tirana e insana, porém a essência do ser humano faz com que os questionamentos surjam e junto com eles a tentativa de buscar soluções e formas de resolver tais problemas. No entanto vale ressaltar que todas essas situações já se arrastam por um longo período e faz com que surgisse em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos através da Organização das Nações Unidas. A tal declaração propunha a recriação de um ambiente favorável ao convívio social baseado no diálogo e no respeito a todas as pessoas sem distinção de cor, credo, sexo religião, condição financeira ou qualquer outra questão social. Contudo é perfeitamente notável que, apesar

Relacionados