Cultura de Massa Escola de Frankfurt Grupo Progressista Evolucionista Meios de Comunicação de Massa

Páginas: 16 (3880 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Cultura de Massa, Escola de Frankfurt e o Grupo Progressista/Evolucionista (considerações, pareceres)...

por TRYZ MONT VISUAL ARTS

CULTURA DE MASSA – BREVE INTRODUCAO
Quando pensamos no nosso cotidiano social, lembramos logo da agitação do dia-a-dia, dos inúmeros carros nas ruas, das falas, gestos, gostos e hábitos comuns, da padronização de vestes e de como o “diferente” no meio damultidão, nos surpreende.
E assim, podemos concluir que estamos ou somos, de fato, conduzidos por uma onda poderosa, que nos manipula e nos torna aquilo que esta onda deseja.
E isto é o resultado daquilo que os sociólogos chamaram de Cultura de Massa.
O comportamento e o pensar humano, público e individual, foi ativamente afetado pelo acelerado desenvolvimento industrial, pelo processo de urbanização,pelas transformações sociais e o desenvolvimento dos meios de comunicações.
Assim, cultura de massa designa uma nova ordem social no plano da produção e do consumo, ou seja, é o tipo de cultura produzido e consumido nesta nova sociedade.
Os meios de comunicação são os veículos pelos quais, aos quatro cantos do mundo, chegam informações das tendências (políticas e ideológicas) que surgem.
Estacultura de massa é acessível, portanto, a praticamente, todas as pessoas (já que sempre alguém possui um rádio, uma TV, frequenta um cinema, acessa internet, tem celular, etc).
Ninguem fica imune a ela.
CULTURA DE MASSA OU INDÚSTRIA CULTURAL – CONCEITO
É tudo aquilo que é produzido com o objetivo de atingir a massa popular, e que são disseminados pelos veículos de comunicação de massa(mídias).
Cultura de massa, portanto, consiste na produção industrial de um universo de produtos relacionados a moda, lazer, esportes, cinema, imprensa, espetáculos, literatura, música e outros e que influenciam e caracterizam o atual estilo de vida.
E para isto, o grande responsável pela formação desta opinião publica semelhante/igualitária, são os meios de comunicação de massa, algo que, afinal,ninguém pode duvidar do seu poder de influenciar o gosto, comportamento, anseios, visão do mundo, juízo e valor.
Em qualquer área, os meios de comunicação podem criar ou destruir conceitos, idéias e pessoas (sua reputação, importância, fama).
E isto ocorre frequentemente: cria-se um novo produto de consumo, que é promovido e divulgado pelos meios de comunicação e, depois de exaustivamente consumido,ele pode ser eliminado tão rápido quanto surgiu.
Exemplos (de produtos ditos “essenciais” ou imprescindíveis” não faltam): ídolos, artistas, músicas, livros, filmes, assuntos, temas, estilos de roupa... são criados e existem enquanto são sinônimos de lucro. Que é, portanto, a principal meta desta persuasão do consumo.
Aparentemente, a cultura de massa visa tornar-se padronizada, quer agradar aogosto médio, quer ser acessível a todas as classes sociais.
Mas a verdade é que a questão das diferenças sociais ainda permanece, pois democratizou-se o produto (ou o conceito) mas não a sua qualidade.
Na aparência, há a oferta dos mesmos produtos e existem preços acessíveis a todos.
Mas produtos com qualidade possuem preços muito superiores, e são destinados às classes mais abastadas.
ASREPERCUSSÕES SOCIAIS DO CONSUMO E AS IMPLICACOES IDEOLÓGICAS E POLÍTICAS DA CULTURA DE MASSA
Neste quesito não há consenso, mas podemos formar nossa opinião a respeito, considerando duas concepções que foram trazidas por pensadores da cultura de massa.
Uma, pessimista, formulada pela Escola de Frankfurt e outra oposta, defendendo a cultura de massa, apresentada pelo grupo conhecido comoProgressista/Evolucionista.
Vamos a elas.
I - ESCOLA DE FRANKFURT
A Escola de Frankfurt preocupava-se com o uso que os agentes da cultura de massa faziam da cultura popular, pois quando se apropriam da cultura popular, esta perde a sua essência.
Como citado na aula: pegaram a musica caipira e a transformaram num produto altamente lucrativo que foi chamado de sertanejo universitário.
Theodor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meios de Comunicação e Cultura de Massa
  • “O desenvolvimento dos Meios de Comunicação e a Cultura de Massa.”
  • Escola de frankfurt: a massa e a indústria
  • O papel dos meios de comunicação na ação e cultura das massas
  • Informação para os meios de comunicação no contexto da indústria cultura de massa
  • meios de comunicação de massa
  • Meios de comunicação em massa
  • A influência dos meios de comunicação em massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!