cultura de cafpe

1652 palavras 7 páginas
Introdução
Edson Carlos Schwambach, nascido em uma pequena cidade no interior do Paraná, hoje é Zootecnista, formado na cidade de Viçosa, Minas Gerais, e empresário. Filho de agricultor, sempre trabalhou na cafeicultura. Em 1986 Edson Carlos Schwambach recém formado, adquiriu um Sitio no município de Paula Candido, zona da mata de Minas Gerais, uma região montanhosa que na época possuía um solo de baixa fertilidade, pouca mão-de-obra qualificada e estrutura de comercialização deficiente. Hoje em dia o Sitio Jatobá é modelo em adoção de tecnologia, intensificação do cultivo, produtividade e rentabilidade. As características do sitio são pouca aptidão agropecuária, baixa produção por área, baixo valor agregado aos produtos e dificuldade de comunicação e tecnificação. A região do município de Paula Candido possui índices de produtividade muito baixo, relevo amorrado de difícil mecanização, centros consumidores distantes e falta de tradição na agropecuária.
A pecuária leiteira é desenvolvida de forma extensiva na maior parte das propriedades. Já a cafeicultura está presente em algumas regiões, onde, até meados da década de noventa produziam os piores cafés do país. Até o final dessa década a tradição de baixa qualidade foi sendo eliminada de forma que a zona da mata se tornou ponto de referência de qualidade no estado.
O Sitio Jatobá participou dessa conquista, foi e é exemplo para outros produtores. E foi o modelo de administração que tornou o sitio rentável, de forma que o proprietário possa investir e ampliar suas atividades.
Sitio Jatobá, exemplo de sucesso No sitio encontra-se uma casa rodeada com plantas ornamentais, varanda, churrasqueira e na frente passa uma represa. Possui um pomar com variadas frutas, mais de cinquenta hectares com cultivo de café, de forma intensiva e rentável. A variação da eficiência produtiva e da rentabilidade do empreendimento é feito por meio de diversos parâmetros, independente da atividade agropecuária. Como exemplo a

Relacionados

  • Comercio exterior - trabalho sobre cafe
    5381 palavras | 22 páginas
  • 392349360116
    45692 palavras | 183 páginas