cultura de Bangladesn

685 palavras 3 páginas
Curiosidades do país Bangladesh

1. Bangladesh é um país asiático vizinho da Índia, tendo a sudeste uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul o Golfo de Bengala.

2. Daca, a capital, tem uma população de cerca de doze milhões de pessoas, ruas pouco asfaltadas e prédios geralmente baixos, o que a torna apenas mais uma cidade asiática, sem monumentos de grande interesse que sirvam de chamariz turístico.

3. A maior parte do país é composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos rios e cursos d'água que as cruzam.

4. É o oitavo país do mundo em número de habitantes. O rápido crescimento populacional do país trouxe um sério problema de superpopulação contando com aproximadamente 926 pessoas por km².

5. A maioria dos habitantes é composta de agricultores pobres, que se esforçam para tirar seu sustento de pequenos lotes de terra.

6. Como nação independente, Bangladesh é bem jovem. A sua última luta contra o Paquistão terminou em finais de 1971, e em 1972 foi finalmente reconhecido pela maioria dos países do mundo.

7. A bandeira do país lembra a do Japão, trocando-se o fundo branco pelo verde representando a exuberante mata e o mesmo circulo vermelho no papel de sol que cobre a nação.

8. O principal cultivo industrial é do arroz, nas áreas de Mymensingh, Rangpur, Comilla e Daca. A criação de bois é abundante, mas destinado prevalentemente ao trabalho no campo.

9. Uma parte realmente grande da população sofre de subnutrição crónica.

10. A cultura assimilou influências do Hinduísmo, Budismo e Islamismo. Manifesta-se de forma variada, na música, dança teatro e literatura; na arte e artesanato; no folclore e lendas; nas línguas, filosofia e religião, festivais e celebrações.

11. O país é afetado por grandes ciclones a uma média de 16 por década. Em maio de 1991, um ciclone arrasou a costa sudeste, matando 136 000 pessoas.

12. Bangladesh tem mais água do que terra, por isso é natural que o transporte seja

Relacionados